quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Solução do Jogo

A árvore do problema é



















Resolvendo os subjogos “inferiores” ficamos com:



















Passemos ao estudo dos equilíbrios separadores. Neste tipo de equilíbrios, tipos diferentes dão sinais diferentes.
Temos então que o tipo
c alto dá como sinal q alto (que efectivamente corresponde a uma quantidade baixa, pois é um custo maior) e o tipo c baixo faz q baixo (quantidade alta). Se tivermos q alto então u=1. Nesse caso a empresa 2 entra, apesar de ter um lucro muito reduzido (as estruturas de custos variáveis e de produção são iguais, a diferença está nos custos de entrada).
No caso de termos
c baixo então u=0. A empresa entrante toma esse sinal (que mostra eficiência) e, nesse caso não entra, continuando a empresa 1 como monopolista. O conjunto de equilíbrios separadores tem que cumprir a condição de que o jogador 1 não se quer desviar da trajectória que lhe maximiza a soma dos lucros nos dois períodos. A resolução das condições dá-nos os equilíbrios separadores e é dado pela seguinte figura:
















Salvaguardando a escala, a curva azul representa a primeira condição; a curva a vermelho representa a segunda condição. Os equilíbrios separadores são a intersecção das duas condições e é representado pela linha a amarelo. Sendo assim os equilíbrios separadores são quaisquer quantidades entre 6,98 e 7,77.
São estes os equilíbrios separadores. Mas falta ainda vermos o que acontece fora da trajectória de equilíbrio. Como fora da trajectória de equilíbrio as crenças podem ser quaisquer uma, escolhemos as que façam com que o indivíduo não se desvie. Assim sendo, qualquer que seja outra quantidade possível dada como sinal, a empresa entrante toma isso como sinal de ineficiência por parte da empresa instalada. Nesse caso, a decisão por parte da empresa 2 vai ser a mesma.
De todos os equilíbrios separadores, o mais razoável vai ser o equilíbrio separador mais à esquerda do conjunto de equilíbrios. Mesmo intuitivamente isso é fácil de demonstrar. A empresa 1, mesmo tendo um custo baixo, estando em monopólio, vai produzir uma quantidade de 4,75. Sendo os equilíbrios separadores dados por sinais que representam quantidades entre 6,98 e 7,77, é óbvio que a empresa 1 vai dar como sinal a quantidade mais baixa desse conjunto, visto ser a que representa um menor custo de entre todas as alternativas possíveis.
Em termos dos critérios, e face à situação demonstrada na figura anterior, a empresa 2 vai interpretar a empresa 1 como sendo de custos elevados, associando a isso uma probabilidade de u=1. Se isso acontecer, todos os equilíbrios do intervalo são dominados em equilíbrio pelo equilíbrio que se situa mais à esquerda, pelo que é esse o equilíbrio mais razoável, tendo em conta os refinamentos (como já tínhamos visto anteriormente).
Em equilíbrios pooling, ambos os tipos escolhem sinais semelhantes. Sendo assim a empresa 2 não sabe onde a empresa 1 está. Tem por isso que encontrar o seu payoff esperado. Nesse caso, se entrar o payoff esperado é -1,1. Se não entrar, o payoff esperado é 0. Daí que a empresa 2 prefira não entrar.
Mais uma vez o conjunto de equilíbrios tem que cumprir a condição de que o jogador 1 não se quer desviar da trajectória que lhe maximiza a soma dos lucros nos dois períodos. Sendo assim têm que se cumprir as condições tais que :












A figura é em tudo semelhante à anterior. A diferença está na segunda condição que é de maior ou igual, fazendo com que a intersecção seja o conjunto de valores entre 1,73 e 6,98. Todos estes valores são os equilíbrios “pooling”.
Mais uma vez vamos assumir que, para fora da trajectória de equilíbrio, as crenças podem ser quaisquer uma, escolhendo-se as que façam com que o indivíduo não se desvie. Assim sendo, qualquer que seja outra quantidade possível dada como sinal, a empresa entrante toma isso como sinal de ineficiência por parte da empresa instalada. Nesse caso, a decisão por parte da empresa 2 vai ser a mesma.


Esta foi a resolução do jogo que o nosso grupo propôs (Cristina, Marta e Paulo). Se alguém notar algum erro, agradecemos que nos digam para corrigirmos. Ficamos à espera dos vossos comentários.

25 comentários:

Vitor Hugo disse...

Nem m dei ao trabalho d ler o post todo...

Dogus disse...

pois fazes muito mal... tinhas muito a aprender...

Dogus disse...

ou não...

Anónimo disse...

VI. ANALISEI. GOSTEI. MAS FIQUEI COMO UM BURRO A OLHAR PARA UM PALÁCIO.
ESTE RACIOCÍNIO É APLICÁVEL NA OPA QUE ESTÁ PARA AÍ DANDO QUE FALAR?
PARA ALÉM DE ISTO ME DAR A IDEIA DE UM DESENHO DE UM BONECO, CONSEGUI PERCEBER E DISTINGUIR O VERMELHO E O AZUL.
SÃO AS LIMITAÇÕES CÁ DO "JE".
MAS QUE ESTÁ BONITO ESTÁ.
QUE A NOTA SEJA COMPATÍVEL COM A PACIÊNCIA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO.
SEMPRE HÁ CADA IDEIA PARA POR OS OUTROS A MALHAR FERRO FRIO.
ISTO SERVE PARA DEBELAR O DEFICIT?
EM CASO AFIRMATIVO REENVIEM PARA O 1º, PODE SER QUE AO VER SE SE EVAPORA.
UM ABRAÇO

Tana disse...

Chinês...nao é!..mas é qualquer coisa assim tb mt confusa:S
beijinhos

Anónimo disse...

É a solução ideal do que o País precisa, fazem favor de mandar ao 1º para solucionar os problemas deste País. Além disso enviem também à Sra. Ministra da Educação que bastante falta lhe faz.
Ao mesmo tempo arranjem uma solução para os meninos trabalharem mais, pois a Sra. Ministra já arranjou uma óptima que é:
Em caso de muitas faltas, muito desinteresse, a solução é BAIXAR OS OBJECTIVOS de modo que os meninos consigam passar, PARA OS MOTIVAR.
Não será mais fácil dar-lhe o diploma sem mais nada?
Enfim, temos de alterar as estatísticas e isso é o que importa.
Que tenham bos nota e continuem a trabalhar.

Anónimo disse...

Que seca... Não me dei ao trabalho de ver a resolução... Mas como diz o Paulo todos nós devíamos tentar perceber a resolução... :)

Anónimo disse...

Nós devíamos o k tentar perceber o k?

Tá tudo doido, não?

Eu tenho de preservar os (poucos) neurónios sãos k me restam!

Dogus disse...

Isto é bem capaz de se aplicar a uma possível OPA, antes da sua (a falar a sério). Se não vejamos: há dois tipos de empresas para lançar a OPA - o tipo alto e o tipo baixo (no fundo a SONAE pode querer dar um valor alto por acção ou um valor baixo). Consoante cada um dos tipos, a SONAE dá um sinal. Mediante esse sinal (desconhecido do público - daí que seja uma aplicação antes da OPA), há uma empresa que pode reagir: fazer uma contra-OPA ou não (o BES, por exemplo). E depois há a distribuição de lucros. Neste caso não se pode aplicar bem, porque na realidade estamos perante um jogo sequencial, e não perante um jogo simultâneo (como é o caso do jogo).

Mas se pensarmos que, na fase dois, são os trabalhadores a escolher reagir ou não reagir, face à possível notícia de uma OPA, então já é possível imaginar este exercício.

Isto para verem que nós ECONOMISTAS (o Doutoramento é em Gestão, mas isto é ECONOMIA PURA E DURA - Teoria de Jogos), aprendemos coisas bem reais (FINALMENTE). Não é à toa que os melhores alunos do Doutoramento são licenciados em Economia...

Dogus disse...

Quanto a mandar isto ao primeiro-ministro ou a outros governantes... não sei se faria grande resultado...

Agora pensando no défice, isto também dá para aplicar.

O Banco de Portugal, que tem informação privada, divulga um relatório. O relatório pode ser sinalizado de duas formas: ou com um défice alto, ou com um défice baixo. E depois a malta decide se fica triste ou contente, consoante o sinal...

Dogus disse...

Quanto à nota, não sei exactamente a avaliação neste exercício. O trabalho eram 5 exercício. Sabemos que o primeiro ninguém acertou por completo; o segundo era relativamente fácil; o terceiro era tão difícil que fizemos parte da alínea (a), na (b) nem mexemos e na (c) inventámos alguma coisa (que até fazia sentido); para o quarto convém começarmos a aprender a ler enunciados, pois fizemos asneiras porque lemos os enunciados de atravessado; este era o quinto.

Tivemos 14, pelo que este exercício deve estar mais ou menos bem. Mas também no estado em que nós estamos, todos acreditamos que isto está bem...

Pode parecer uma nota má, mas foi preciso muita luta para isto! Esta é mesmo uma disciplina do Doutoramento. Aquilo que posso dizer é que ontem fiquei eufórico toda a tarde, depois de saber a nota. Primeiro porque foi a melhor; depois porque era mais ou menos o que estava à espera (não choro a pensar que tenho 8 e depois tenho 16); e por fim, e mais importante, é que esta cadeira entra-nos nas veias, e torna-se mais importante que muitas outras. Só para mostrar isso: ontem soube este 14 (que vale 10% da nota final) e um 17 (nota final de outra disciplina). E ninguém me ouviu falar mais do 17 (quero lá saber da nota de Estratégia Empresarial, salvo seja; e mesmo assim deu-me um grande gozo fazer a disciplina - e à Carlita também...).

Este 14 é como um 20! Melhor que isto nos últimos tempos só saber que ia (e vou) ser padrinho do Miguelito!

Dogus disse...

Às vezes confundem-me com o meu dono, não sei porquê...

Anónimo disse...

DOGUS, confunden-te com o teu dono porque és ainda mais esperto do que ele.
Comidinha no prato, agua, caminha a toda a hora, é ou não é a melhor vida que há?
Ainda dizem: Vidinha de cão. Quem me dera ter essa vida, tudo aprendido e nada para aprender.Logo à tarde MAIS REUNIÕES E PARA A SEMANA MAIS QUATRO. ENA TANTAS

Vitor Hugo disse...

Um gajo passa umas horas sem aki vir e é isto...

É só teorias esta cena... Como diz um amigo meu k tirou economia: "Uns integrais mais umas derivadas parciais e temos uma teoria económica..."

Vitor Hugo disse...

Qto à nota, muitos parabéns!!!!

Desde qd é k um 14 é uma má nota??? Tás mal habituado... vem pro meu curso e logo vês!!! S ainda por cima este 14 vale por 20 ñ tens d t keixar, nem mt menos dar explicações sobre a nota ter sido baixa (só tu é k consideras um 14 uma nota baixa...)

Vitor Hugo disse...

Só pra vos mostrar o k é trabalho a sério vou-vos deiaxr aki um excerto do codigo k ando a fazer:


always @(posedge ac97_bit_clock) begin
// Generate the sync signal
if (bit_count == 255)
ac97_synch <= 1'b1;
if (bit_count == 15)
ac97_synch <= 1'b0;

if ((bit_count >= 0) && (bit_count <= 15))
// Slot 0: Tags
case (bit_count[3:0])
4'h0: ac97_sdata_out <= 1; // Frame valid
4'h1: ac97_sdata_out <= 1; // Command address valid
4'h2: ac97_sdata_out <= 1; // Command data valid
default: ac97_sdata_out <= 1'b0;
endcase

else if ((bit_count >= 16) && (bit_count <= 35))
// Slot 1: Command address
ac97_sdata_out <= command_address[35-bit_count];

else if ((bit_count >= 36) && (bit_count <= 55))
// Slot 2: Command data
ac97_sdata_out <= command_data[55-bit_count];

else
ac97_sdata_out <= 1'b0;

if (bit_count == 255)
frame_count <= frame_count+1;
bit_count <= bit_count+1;
end

Vitor Hugo disse...

Isto trata-s d código VERILOG... (eskeci-m d mencionar)

Tana disse...

Agora a serio...e falar de coisas q eu entenda? tipo animais... oh dogus..tens q falar mais de ti..os teus donos só falam chinês.É mais facil para mim entender a linguagem canina..q isto:S
uma lambidela pa tiiii*

Anónimo disse...

Parece programação, ñ achas Paulo? :) Ou como diz a Tati: chinês!
Beijinhos!

Vitor Hugo disse...

Os mais recentes estudos estatisticos feitos ao blog mostram uma coisa... o eraser está a perder influencia no blog!!!

É resultado do crescimento do numero de pessoas k aki fazem comentários.

Contudo o eraser ainda é (a anos luz da concorrencia) o maior "comentador" deste blog!!!

Vitor Hugo disse...

Os resultados do estudo estatistico são os seguintes:

Nº posts: 93

Nº comentários: 686

Nº comentários do eraser: 253

Percentagem de comentários do eraser: 36.88%

Anónimo disse...

Também já cá vão uns tantos comentários meus. Quanto ao teu trabalho eraser ainda é pior que o do pjsf. Cada um é mais maluco que o outro, mas também quem é que os manda trabalhar tanto? Façam como eu que levo o tempo em reuniões. Vot para outra.

Vitor Hugo disse...

Evolução do nº de posts e d comentários:

POSTS:
Out - 7
Nov - 15
Dez - 30
Jan - 32
Fev - 9

COMENTÁRIOS:
Out - 23 (eraser:14 - 60.87%)
Nov - 96 (eraser:41 - 42.71%)
Dez - 83 (eraser:30 - 36.14%)
Jan - 337 (eraser:141 - 41.84%)
Fev - 147 (eraser:27 - 18.38%)

De referir ainda k existem 25 posts onde o eraser tem maioria absoluta (ou seja, plo menos 50% dos coments), dos quais 6 são exclusivo seu (+ ngm comentou ainda)


Dados recolhidos até dia 17/02/2006 pelas 15h30m.

Anónimo disse...

porque estive ausente, no funeral do ti Tarró, e dpois de ter vindo e ainda ter feito algumas coisas e antes de me ir deitar, o que é já a seguir, vim ver o blog e fiquei:
1 - SATISFEITO E FELIZ PELAS NOTAS DO DR. CANDIDATO A DOUTOR. ASSIM É QUE É. FAZENDO O CAMINHO, CAMINHANDO E DEIXANDO RASTO. A NOTA, NÃO SENDO O MAIS IMPORTANTE É SINTOMÁTICO DE ALGUMA COISA PARA ALÉM DO TRABALHO. PARABÉNS, PAULO E CONTINUA.
2 - AFINAL SEMPRE TENHO RAZÃO, TANTO NÚMERO COMPLICADO E RACIOCÍNIO COMPLEXO PARA CONCLUIR DO DÉFICIT.
3 - PARA AS BANDAS DO VITOR, TAMBÉM VERIFICO QUE A "MALUQUICE" NUMÉRICA PARA ALÉM DE CHINÊS É CAPAZ DE SER TRABALHOSA PARA OBTER
UM CÓDIGO QUE VAIS SERVIR PARA?
TAMBÉM TEM INTERESSE DE ENVIAR PARA O 1º? TENHO DÚVIDAS QUE ALGUÉM PERCEBA, MAS TENTAR NÃO CUSTA! É MELHOR NÃO! SENÃO ELE AINDA OS MASSACRAVA.
4 - COMEÇO A DAR GRAÇAS A DEUS DAS LEITURAS EM ESPANHOL A QUE SOU OBRIGADO PARA AS MINHAS CADEIRAS.
5 - CONJUGUEM ESFORÇOS MATEMÁTICOS E FAÇAM UM PROGRAMA PARA MIM QUE ME PERMITA APENAS QUE EU PENSE (NÃO DISPENSO ISSO DE MIM-A MAQUINA PODE FICAR DISPENSADA DE O FAZER) E LHE DIGA: DEBITA A CONTA X; CREDITA Y E ELA QUE O FAÇA. POUPAVA-ME A CABEÇA DOS DEDOS.
VÃO PENSAR NISSO? FORÇA RAPAZIADA A PATENTE FICA PARA VÓS MAS O PROGRAMA OFERTADO A MIM.
UM BEIJO PARA TODOS

Dogus disse...

"Uns integrais mais umas derivadas parciais e temos uma teoria económica..."

Já foi ultrapassado... centenas de teorias económicas sem integrais e derivadas! E ainda bem...