sábado, fevereiro 18, 2006

Cá vem bomba..., by Eraser (esperem que vem pior...)


Já que neste blog se tem falado de trabalho e como vejo que algumas pessoas têm dúvidas acerca do que ando a fazer e da sua utilidade decidi vir aqui explicar resumidamente o meu projecto.

Como a maior parte das pessoas sabe, apesar de o áudio, vídeo e demais tecnologias digitais serem de grande qualidade, a verdade é que o mundo que nos rodeia é pura e simplesmente analógico. Os sons que ouvimos do áudio digital não são mais que ondas/vibrações (sinais analógicos) do ar a uma dada frequência. Da mesma maneira as imagens que vemos num monitor um numa televisão são ondas electromagnéticas (analógicas) na zona do espectro que os seres humanos conseguem ver. Acontece que também os canais de transmissão (fibra óptica, cabo coaxial, ar, etc.) são analógicos e o pior de tudo, não são perfeitos… Por não serem perfeitos os sinais transmitidos sofrem atenuações e distorções que levam a enganos na recuperação do sinal no receptor.

Para evitar erros na transmissão existem códigos de detecção e correcção de erros conhecidos como FEC (Foward Error Corretor). Com estes códigos são acrescentados ao sinal a transmitir bits redundantes que servirão para detectar erros. Podem ser utilizados mais que um tipo de código de cada vez, tornando o sistema mais robusto.

É neste contexto que se insere o projecto no qual estou a trabalhar. O objectivo é construir e testar o codificador e o descodificador para a norma DVB-S.2 (esta norma define a utilização de um código BCH, de um código LDPC (Low-Density Parity Check) e um embaralhamento (interleaving) dos bits) numa FPGS (Field Programmable Gate Arrays), utilizando uma linguagem HDL (Hardware Description Language), que neste caso é o Verilog.

A FPGA utilizada no projecto é um VirtexII-Pro da Xilinx (primeira imagem), sendo esta uma das melhores placas para se poderem fazer testes devido ao grande número de periféricos que possui.

Neste momento estamos a perder o nosso tempo (sim porque eu tenho um colega de projecto, o Sengo) com a placa (FPGA), pois não é tão fácil como pode parecer a utilização de todos os periféricos da board.

23 comentários:

Dogus disse...

Vários comentários:

1 - a minha televisão é boa
2 - os meus cabos são bons
3 - não vejo quase televisão nenhuma.

Eraser: descobri para que é que isto serve - para rir. Queres uma aposta? A tua mana vai-se mijar! Pergunta-lhe se não foi?

COPAS O SACO!!! (os sapos coaxiam - do verbo coaxiar, assim como os cabos...)

Dogus disse...

Passou-se... Isto não está nada bem, estou meio possuído... A verdade é que os sapos quase coaxiam, eu sei que coaxam... Conversa de bêbados!!!

COPAS O SACO!
PANHANHAS EM PIJAMA!
TUKI!

Dogus disse...

Já agora bom trabalho e não ligues às baboseiras que para aqui estão... um dia destes vou pôr um problema de risco moral e outro de selecção adversa (se tiver tempo e se me lembrar... e se até lá não der em doido...)

Vitor Hugo disse...

Bebe menos...

Vitor Hugo disse...

Esqueci-m de referir k a norma DVB-S.2 é uma norma pra transmissão de video via satélete.

Em nossas casas ñ precisamos nada disto, pois a curtas distâncias não à problemas com a atenuação e distorção nos canais. Isto tb depende dos débitos k s transmite a informação, mas para transmissões a longas distâncias sem codificação de canal tá td tramado...

Anónimo disse...

PERANTE ISTO UM VOTO SINCERO:
BOAS MELHORAS

Vitor Hugo disse...

De referir tb k os FEC's são apenas um dos muitos sistemas utilizados num sistema de comunicação. Existem muitos outros como por exemplo os DACs e ADCs (conversores digital-analógico e analogico-digitais), os moduladores, equalizadores, etc...

Vitor Hugo disse...

É ainda importante saber-s k ainda ngm implementou este sistema em hardware como nós estamos a fazer. Vamos ser os primeiros....

Dogus disse...

Eu tb fui o primeiro a pôr numa função de consumo uma proxy para explicar a relação entre o aumento dos meios de pagamento automáticos e o consumo

Anónimo disse...

OS SAPOS COAXIAM OU COXEIAM? CORTEM-LHE UMA PATA E LOGO SE SABE O QUE ACONTECE

Anónimo disse...

REALMENTE VALE A PENA TRABALHAR NESSES PROJECTOS SE ELES NO FUTURO SERVIREM PARA O BEM DA HUMANIDADE. ESPEREMOS QUE SIM.

Anónimo disse...

COM TANTA PROGRAMAÇÃO CONSIGAM LÁ UMA DE MODO QUE NA 4ª FEIRA QUE VEM EU POSSA TER 2 REUNIÕES À MESMA HORA. EU JÁ PENSEI NUMA SOLUÇÃO: DIVIDO-ME EM DUAS E VAI METADE PARA UMA REUNIÃO E METADE PARA OUTRA.

Dogus disse...

não te queixes com as duas reuniões à mesma hora: assim só tens que ir a uma...

Anónimo disse...

Qdo tiver um tempinho... leio o testamento q foi escrito pelo Eraser...
Beijinhos.

Anónimo disse...

Outo tio espéto...
1 abaxão pó tiozão!

Vitor Hugo disse...

Eu tou com tantas saudades do Miguelito... :'(:'(

Anónimo disse...

Eraser, quando formos a Coimbra vamos raptar o Miguel (parece q agora está na moda) e assim matas as saudades! :) (Isto é segredo...)
O Miguel está grande! Nem parece um recém-nascido!c
Beijinhos.

Vitor Hugo disse...

Isto ñ é nenhum testamento... é uma breve explicação do meu projecto (acreditem, mt breve mm) só dei foi umas luzes teóricas pra s perceber pra k isto servia na realidade.

S tiverem alguma duvida é só dizer k eu tentarei explicar da melhor maneira!!!

Dogus disse...

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO! Não é preciso dares masi explicação nenhuma. Não vez que toda a gente percebeu para que é que aquilo funciona?

Vitor Hugo disse...

Pronto....

isso ker então dizer k a explicação anterior foi fucicientemente boa e clara pra toda a gente perceber...:p

Dogus disse...

CLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARO, todos percebemos (já nos safámos foi de outra)...

Vitor Hugo disse...

São uma e meia da manhã e adivinhem onde é k eu estou???

A - acabadinho d xegar a casa pk foi pros copos
B - a caminho da cama
C - DEEC - Pólo 2
D - na casa d alguem

Vitor Hugo disse...

Lógicamente k a resposta é:


C - DEEC - Pólo 2