segunda-feira, outubro 27, 2008

Diário de Angola - Dia 1 (27/Out/08)

E já se passou mais um dia em Angola. Bem melhor que o de ontem, mais que não seja porque não estive preso no aeroporto!

Apesar de não ter ar condicionado a funcionar, a noite até correu bem. Pode ter sido do cansaço, mas dormi bem. Nem melhor nem pior do que em Évora, apesar da cama ser muito pequena. Mas talvez mude de quarto ainda esta semana (um quarto fica desocupado; o que vier a seguir fica com o pior, como eu).

De resto o dia de hoje foi tranquilo em tudo. Ainda não tive aulas (apenas amanhã). Passei o dia a trabalhar no curso de Contabilidade que estou a dar em elearning e a preparar um pouco as aulas... Estou um pouco ansioso para começar!

Hoje são presenteados com algumas fotografias. Todas as fotos são retiradas do terraço do local onde dormimos. Dá para ver a beleza da baía e um pouco dos antagonismos de Angola: prédios novos juntos a outros bem feios e de barracas. Quanto ao trânsito, de noite é que possível ver. Trânsito de Lisboa? Xi... isso são amendoins ao pé disto. Digamos que se demora cerca de 1h para fazer 1 km. Nada de especial... era pior se tivessemos de fazer 10km!

Já estamos a chegar ao fim do dia. Até agora tudo 5 estrelas. Neste dia tão lindo, em que o meu Ruizinho me disse olá pelo skype, me mandou um beijinho, chamou por mim e cantou-me a música do Ruca :) Até vou dormir mais descansado... mas cheio de saudades... E já só faltam 10 dias para o regresso!







9 comentários:

Anónimo disse...

Abraço do mano velho...
do afilhado maluco...
e do sobrinho com mais um dente (já são 3!...

joão matos disse...

Que cidade enorme, e pelo que me pareceu está a crescer bem depressa.


abraço

licínia disse...

Vais ver que passa depressa...coragem!
Adorei a fotografia daquele palacete cor de rosa!

Carla disse...

O trânsito parece ser um pouco caótico... Mas tb me parece bastante desenvolvida.

Dogus disse...

A cidade é enorme e completamente desordenada... É um facto que está a crescer depressa... talvez demais!

Segundo relatos da professora que está comigo (viveu em Angola até aos 22 anos) Luanda já era demasiado grande quando tinha cerca de 5 milhões de habitantes. Hoje tem quase 4 vezes mais...

Em tudo quando é canto há pessoas a pedir e a vender coisas na rua por troca com meia dúzia de patacos. Ontem saí à noite com o administrador e deu para ver isso...

Aquele palacete é um edifício de um instituto público qualquer daqui. Já me disseram, mas esqueci-me...

Quanto ao trânsito, é mesmo caótico mas não dá para ver nada disso nestas fotos. E de desenvolvimento isto não tem nada... é uma miséria pegada, de ponta a ponta. Isto está a crescer, mas não cresce para todos. Para terem uma ideia, a oferta de casas é muito reduzida. Um apartamento novo aqui custa 4,5... milhões de dólares!!! Um apartamento para arrendar custa qualquer coisa como 3000 dólares por mês, sem luz nem água...

Só quem é rico é que tem alguma coisa como deve ser. Para terem outra noção, o aeroporto está rodeadíssimo de barracas numa extensão de... 40km!!!

CarlaFerreiraMendes disse...

Eu compreendo o teu desespero com o ar condicionado...

E acho que os gregos devem querer imitar os angolanos em relaçao ao preço...mas acho que mesmo assim um ice tea a 7€ e tal nao chega aos pés dessa pastelaria :p

Beijinho grande da tua mana :)

Carla disse...

Tal como apreendi na escola nem sempre o crescimento é sinónimo de desenvolvimento! É mesmo o que se aplica a Angola!

Dogus disse...

Maninha, acho que aqui não se consegue bater o recorde do ice tea a 7 euros e tal...

Vitor Hugo disse...

sim, k ice tea a 7€ é quase um assalto à mão armada...