segunda-feira, março 20, 2006

Agradecimentos

Uma vez que a dissertação está marcada, chegou a altura de mostrar publicamente os meus agradecimentos. No fundo isto não é mais do que o que já está junto com a tese. Espero não me ter esquecido de ninguém (se me esqueci, está na parte em que disse que me tinha esquecido...).

Há muitas pessoas que contribuíram mesmo para o sucesso desta caminhada. Isto não durou um ano a fazer: isto durou muito mais que isso.

Outro aspecto importante, e que só quem por lá passa é que sente, é a ajuda externa à própria dissertação. É por isso que os agradecimentos não se cingem ao orientador e a dois ou três professores que ajudaram (e a Carlita, que eu não me esqueço...); é por isso que a namorada/mulher, o pai, a mãe, os irmãos e os Amigos são importantes... Isto não se faz sozinho; isto não se faz sem brincadeiras; isto não se faz sem passeios; isto não se faz sem criancices...

Tenho pena de não poder agradecer ao meu Doguinhos... é que era imediatamente internado! Mas ele não se importa! Depois dou-lhe uma bolacha. Também o Miguelinho só apareceu depois. No dia 2 de Maio, se as coisas correrem bem (não há motivos para ser de outra forma), levas também um beijinho muito grande!

Isto parece mesmo muito lamechas (pareço o Eraser nas últimas postagens dele...), mas este vai ser mesmo um dia muito especial! Explicitamente, e se não me enganei a contar, estão referidas 48 pessoas nos agradecimentos (são mesmo muitas...). Do fundo do coração gostaria muito de os ter a todos reunidos (especialmente fora da sala onde é a apresentação...). Não vai ser possível e é só isso que me deixa um pouco triste... Porque por muitos km que se façam (e há malucos que se puderem o vão fazer e outros malucos que só não os fazem se não puderem), há quem já não possa estar presente... fisicamente. Porque há pessoas que jamais se esquecem!

Obrigado a todos!


A todos os que de alguma forma ajudaram na elaboração deste trabalho, este é o momento de agradecer. Com todos vós, este trabalho tornou-se menos pesado.

Mais do que a qualquer outra pessoa, o Prof. Doutor Carlos Vieira, meu orientador, merece o primeiro agradecimento. Sempre disponível para retirar dúvidas, sempre preocupado em seguir o meu trabalho e as minhas preocupações, foi uma pedra basoçar em dar coragem quando por vezes tudo parecia ruir, sem esquecer também todo o apoio fora do âmbito desta dissertação. Também a Profª. Doutora Isabel Vieira merece um agradecimento especial pela ajuda e pela disponibilização do seu muito útil material bibliográfico.

Outros professores foram importantes no desenvolvimento desta dissertação: Profª. Doutora Aurora e Profª. Doutora Fernanda, ao tirarem dúvidas de carácter econométrico, sem deixar também de agradecer a todos os que me ajudaram na formação anterior ao mestrado.

Todos os familiares foram também importantes no apoio, paciência, força e coragem. Aos meus pais, José Carlos e Florbela, exemplos de vida; ao Hugo, Vítor, Carlinha e Licínia pela amizade; à minha madrinha Natércia, pelo exemplo que me guia nestas andanças. À restante família.

E como a universidade não se esgota nos professores, é necessário também agradecer aos colegas que desde o primeiro ano da Universidade me ajudaram neste processo de crescimento: Romeu, Cândida, Grifo, Ana Paiva, Ana Cantarinha, Cidália, Fábio, Manuel, Jéssica e Marco, Vanda e Luís, Patrícia, Mónica, Pedro, Nuno Reinaldo e Zé Monho.

Com outro tipo de apoio, fora do curso e no mundo de trabalho: ao Prof. José Caetano e ao Prof. Soumodip Sarkar, por terem confiado em mim; ao Pe. Lourenço, à Telma, Julieta, Ana Correia, Fátima Teles, João Luís Ferreira, Isabel, Sandra e à minha equipa de voleibol. Não esqueço também os meus colegas da Delta: Sara, João Pedro, Nuno, Sandra, Marta e Cláudia.

Ainda dentro dos Amigos, dois que o são e serão para sempre, e que por isso merecem um lugar especial nestes agradecimentos: Ricardo e Carlos Romão.

Resta ainda deixar um agradecimento à Fundação Eugénio de Almeida pelo apoio financeiro através da sua bolsa de estudo, e ainda a todos aqueles que, de alguma forma ajudaram, mas que por esquecimento não foram aqui mencionados.

Logicamente não poderia ficar por aqui sem agradecer à Carla, que me acompanhou durante metade do curso e que me ajudou imenso nesta e noutras etapas: Companheira, Namorada e Esposa – Obrigado!

Aos meus avós paternos. Sei que neste momento estão contentes comigo. E sei que o Céu partilha a alegria deles!

16 comentários:

Anónimo disse...

Xei k já xeguei tade pa ajudái o meu padio no metado... max keo dijei a todox k lhe vou dái uma mãojinha no doutamento.

Pabéns gandes, padio!
:)

Anónimo disse...

Eu já tinha lido os agradecimentos dele da tese de mestrado!... Adorei! :) És um amor!

Gosto mto de ti!

Vitor Hugo disse...

Realmente pareces o Eraser.... LAMECHAS

Primeiro k td, aprende a escrever o meu nome... ñ tem lá o c, mas tem um assento no i...

Em segundo e pra terminar, nesse dia só ñ faço os quase 300 Km k nos separam s ñ puder...


Um grande abraço do mano XL

Anónimo disse...

Grande feríado que os meus alunos vão ter nesse dia.

Anónimo disse...

CÁ POR MIM, EU DECLARO FERIADO NO ISTE.
O TEXTO QUE ACABO DE LER MAIS PARECE UMA TESE TEOLÓGICA SOBRE A AMIZADE, QUE É EM SIMULTÂNEO GRATIDÃO.
AFINAL, ONTEM AO ESCREVER POR AÍ, TINHA RAZÃO AO DIZER QUE UMA FAMÍLIA É ISTO MESMO. ALARGADA, MUITO ALARGADA ATÉ AO INFINITO. SÓ PERCEBE ISTO QUEM ESTÁ UNGIDO PELO ÓLEO DO AMOR QUE É JESUS CRISTO.

Anónimo disse...

Mori, a mim ñ tens q me agradecer... pq eu ñ fiz nada! :)
Beijinhos.

Anónimo disse...

A ti é que eu tenho que agradecer mais, pelo que me aturaste e pelo que me aturas nesta fase (às vezes mais pelo que não me aturas...)

Tana disse...

Lindo texto..maravilhosa familia,grande uniao.. Um abraço e um beijinho em Jesus Cristo!Parabens a todos que ajudaram o Paulo..um beijo grande para ele e para a Carla!

Anónimo disse...

Um beijinho tb para a Tati :*

Anónimo disse...

Pois mori às vezes parece q nem vives na mesma casa q eu... Como já te disse! E só quem está no barco é q sabe o tempo q passas envolvido nas tuas coisas! Espero q esta fase acabe depressa... Até pq o trabalho, apesar de ocupar a maior parte da nossa vida, não é o mais importante!
Força! Estou ctg...
Beijinhos.

Anónimo disse...

É POR ISTO TUDO QUE VALE A PENA TER UMA FAMÍLIA GRANDE EM QUANTIDADE E EM QUALIDADE.
FORÇA PAULO, BEIJINHOS E BOA SORTE

Anónimo disse...

AGORA VOU PARA A "SECA" DO PEDAGÓGICO.

Anónimo disse...

O q a D. Bela quer dizer é q se tivermos mtos filhos eu fico entretida com mto trabalho e se calhar isso passa-me mais ao lado... Não é?! :)

Beijocas.

Anónimo disse...

Claro que é nora, quanto maior é a familia melhor é. beijinhos

Anónimo disse...

Segue as palavras da sogra...

Anónimo disse...

Cmg isso ñ pega... Qto menos tempo ele passa cmg menor são as possibilidades de termos uma família grande! :)
E fico chateada, com certeza q fico chateada!!!

Beijos.