Definição de padrinho:
do Lat. patrinu, dim. de pater, pai
s. m.,
testemunha de baptismo, casamento ou duelo;
paraninfo;
o que acompanha o doutorando quando este recebe capelo;
fig.,
protector;
patrono;
Alentejo,
boi velho e manso que se utiliza para se amansar os novos.
Definição de Afilhado:
de afilhar
s. m.,
o menino ou homem em relação aos seus padrinhos ou protectores.Miguelito fofinho,
Faz hoje um ano, mais ou menos à hora a que este post vai ser publicado, que me ligaram para o telemóvel: ao que parecia estavas a querer sair do quentinho… Resultado: fizeste com que alguns de nós tenhamos ido para o frio, esperar por ti. E, feito teimoso, só saíste a meio da manhã (hoje já não interessa o facto de que, provavelmente, te obrigaram a ser teimoso…).
Foi uma noite longa… O teu Papá, o teu tio (na altura ainda era só tio) e o teu avô lá foram passando a noite, melhor ou pior… O teu Papá a certa altura fechou os olhos; eu ainda me deitei uns minutos em cima dos bancos do hospital (naquele dia eram confortáveis, acredita…). Passámos talvez uns minutos pelas brasas. Mas não dormimos. Daí que me orgulhe de dizer que aquela foi a minha primeira directa. E única até ao momento.
É sempre bom relembrar o passado. Mas também temos que viver do presente. E o dia de hoje é um dia especial! Ainda não temos recordações e vivências suficientes para repetirmos a dose de anteontem… No dia dos anos da tia Carla várias pessoas choraram… se calhar o único a rir-se até foste tu… Vou-te contar um segredo para não dizeres a ninguém: só chorámos porque já aturámos a tia Carla durante 15 anos e ainda temos um grande martírio pela frente… A ti não!
Tu só estás connosco há um ano. A única pessoa que está contigo há mais tempo é a tua Mamã… O teu Papá já deve estar a dizer que também estás com ele há mais tempo… mas aqui há que reconhecer uma coisa: as Mães são privilegiadas… e eu também já sei daquilo que falo… elas estão com vocês, bebés, há mais que nós… Mas também não lhes digas isto, para elas não ficarem muito convencidas…
Voltando à conversa: há um ano que estás connosco. E tirando os primeiros dias que foram um bocado complicados, de resto só há boas recordações. Os primeiros miminhos, as primeiras lambidelas na cara ao jeito de beijinho (mais nas mulheres, claro… que tu já és muito esperto…), as dentadas no nariz… tudo nos faz rir (é claro que me refiro às dentadas porque nunca levei nenhuma… e posso rir-me dos outros…). Cuspir sopa também é sempre engraçado… mas não ensines isso ao teu primo!
E as brincadeiras com o cão? Tanta palavra que podias aprender em primeiro lugar… Papá, Mamã, padrinho, Benfica, Macroeconomia, Microeconomia, sei lá! E passas o tempo a chamar pelo cã…
Como vês as recordações são todas boas. É por isso que toda a gente quando ler este post vai rir e não chorar (como fizemos com a tua tia… deixa estar, ela vai dizer que andámos a cortar cebolas…).
Mas e qual é o meu papel no meio disto tudo? Foi por isso que coloquei as definições ali em cima...
Testemunha de baptismo, casamento (paraninfo é o padrinho do noivo; também fui confirmar), duelo ou quem acompanha o doutorando… Para o casamento (se casares) já vais ser tu a escolher; para o duelo não vai ser preciso; para o doutoramento, se o fizeres, já estou completamente passado dos miolos… Para a parte do Alentejo, não vamos ligar… Mas padrinho é mais que isso: é protector! E é o que eu quero ser para ti… E foi por isso que te ofereci logo aquele ursão! Se alguém te fizer mal diz-lhe que ele salva-te! Também foi por isso que te apresentei ao Dogus, porque ele é muito valente…
Reconheço que os últimos meses não têm sido os meses que eu queria, em muita coisa. Queria poder estar mais tempo com a minha mulher; queria poder estar mais tempo para me divertir, para ler e para escrever; queria poder estar mais tempo com o meu afilhado… Mas não tem sido possível… Tão impossível que nem vou poder estar contigo na noite do teu aniversário… Mas é a vida! Pelo menos algum dia o teu aniversário vai calhar num Sábado ou num Domingo (ou talvez eu algum deixe de ter que trabalhar à noite e o que faço de dia seja suficiente…).
Mas de uma coisa podes ter a certeza Miguelito: o padrinho não se esquece de ti! O padrinho vai ter certamente meses em que vai estar mais livre (a começar já por Janeiro); o padrinho vai ter tempo para jogar à bola contigo no teu relvado, assim que te segurares em pé (e para depois partirmos mais um candeeiro ao Papá e à Mamã); o padrinho vai ter tempo para um dia pegar em ti e irmos dar uma “ganda volta”! Para irmos brincar, gritar, pular, saltar e fazer maluqueiras. Os dois sozinhos! E para nos divertirmos a sério. E fazermos coisas de padrinho e afilhado! Porque tu mereces… porque és um fofo!
Hoje é o teu dia. Mas é também o dia do Papá e da Mamã. Com o tempo as pessoas vão-se esquecendo que este dia também é deles. Eles próprios, na sua atitude altruísta, se vão esquecendo que o dia 14 de Dezembro também é deles e vão sempre fazer tudo para que tu passes o dia a recordar que ele é teu. Porque Papá e Mamã também é isso: é esquecer que somos importantes e fazer com que os filhos sejam mais importantes. Porque se esquecem de dormir, porque se esquecem muitas outras coisas para satisfazer o filho. Tudo isto porque sabem dizer SIM… O esforço de dizer SIM é pequeno. Até pode alguém pensar que dizer não é tão fácil como dizer SIM. Mas se assim fosse não tinha til… E os teus pais sabem dizer SIM, a cada dia que passa. E tu és uma prova desse SIM. Tu ainda não sabes falar muito bem, por isso eu tomo a palavra e agradeço por ti:
OBRIGADO HUGO e LICÍNIA! Um dia vais ser tu próprio a agradecer. E vais ver aprender que dizer SIM e OBRIGADO são palavras fáceis de dizer, quando temos o coração aberto… Quando recebemos o AMOR no nosso coração. Mas previno-te já afilhado, o mundo não é perfeito… há muitas pessoas para as quais dizer SIM e OBRIGADO é mais difícil do que dizer Microeconomia; há até pessoas às quais é mais fácil dizer não do que dizer SIM…
Mas isto já vai muito grande... Às vezes até me esqueço que tu ainda não sabes ler… Deixa estar, alguém de vai transmitir estas coisas todas… Algumas delas estão-te no sangue! Espero que o OBRIGADO te esteja no sangue; espero que o SIM te esteja no sangue; já agora que no teu sangue também esteja Economia (será pedir muito?). E espero que outras coisas do sangue dos teus pais não passem para ti…
Um grande beijinho de PARABÉNS! Que este seja apenas o primeiro de muitos! E nunca te esqueças de uma coisa: o padrinho NUNCA se esquece de ti!
10 comentários:
À hora certa! Nem de propósito... PARABÉNS LINDO!
PARABENS Miguelito...
E já lá vai um ano... à um ano atrás passei um dia mt mau, mas td mudou ao anoitecer...
Foi com muita espectativa k passei outra noite em claro (ñ sou como o teu padrinho, já fiz mtas directas)... Ao inicio do dia tive a grande noticia...
Ainda hj m lembro do dia em k t conheci... eras tão pekanino, tão giro, tão fofinho... Agora só deixaste d ser tão pekanino ;)
Aproveito tb pra mandar um grande beijo aos teus pais. E tal como o teu padrinho este beijo é d PARABENS e d OBRIGADO... K o AMOR k fez brotar o Miguel continue e k dê mais frutos é o k desejo...
E agora vou voltar ao trabalho... Ñ, ñ tou maluco, são quase duas da manhã e tou a trabalhar... ñ na Chipidea, mas em casa... Os meus ex orientadores pediram-m um favor e cá tou eu a trabalhar... É k nunca nos devemos eskecer d kem nos ajudou e eu deles tb ñ m eskeço...
Um grande beijo do tio XL
PARABÉNS NETINHO.Ainda não li nada do que o teu padrinho escreveu, mas 1º queria dar os parabéns ao meu neto fofinho.
Um grande beijinho.
MIGUEL, PARABÉNS!!!
PARABÉNS MIGUEL!!!
ESTE DIA É TEU, COMO TEUS SÃO E SERÃO TODOS OS DIAS QUE TERÁS PELA FRENTE E NOS QUAIS TERÁS OPORTUNIDADE DE DIZER SIM.
ESTE DIA É TEU COMO SERÃO TODOS OS DIAS DA TUA EXISTÊNCIA PORQUE FOSTE CHAMADO À VIDA E NA VIDA NÓS SOMOS CRIATURAS QUE SABOREAMOS O QUÃO BELO É SER AMADO.
ESTIVE RELENDO COISAS LINDAS ESCRITAS HÁ UM ANO. HINOS À ESPERANÇA. HINOS DE LOUVOR. HINOS DE ABANDONO.
JÁ OUVISTE DIZER QUE NÃO HÁ ACASOS!
OS ACASOS DO HOMEM, SÃO CERTEZAS DE DEUS. POIS BEM, A LEITURA BREVE DAS LAUDES DE HOJE DIZ:
"DESÇA O ORVALHO DO ALTO DOS CÉUS, E AS NUVENS CHOVAM O JUSTO. ABRA-SE A TERRA E GERMINE O SALVADOR" (Is 45,8).
TAMBÉM HÁ UM ANO O ORVALHO CAÍU SOBRE NÓS E DAS NUVENS NASCEU UM JUSTO.
TAMBÉM HÁ UM ANO, O VENTRE DA TUA
MÃE ONDE GERMINOU O AMOR ABERTO À VIDA, SE ABRIU E DELE BROTOU O MEU NETO QUE ÉS TU MIGUEL.
ÉS PEQUENINO MAS SABES O QUE É O AMOR, PORQUE ÉS AMADO. QUANTOS MAIS PEQUENINOS DO QUE TU SÃO PRIVADOS DE SER AMADOS...
MIGUEL UM BEIJO DO TAMANHO QUE TU QUIZERES E DÁ OUTRO AOS TEUS PAIS. SE SOU AVÔ É PORQUE ELES SE ABRIRAM À VIDA E TU ÉS MEU NETO PORQUE ELES DISSERAM SIM À VIDA.
Miguel:
O ano passado, por esta hora, andava com o coração nas mãos.
A mamã tinha passado uma noite muito má... e sózinha contigo...
Eu, o avô e o padrinho contámos as horas e os minutos da noite, até que às 9h deixaram o papá ir para junto de ti e da mamã.
Quando a vi, assustei-me. Tive medo! Medo por ti, medo por ela, medo por mim..., mas dei-lhe um beijo e, sorrindo, tentei acalmá-la.
Depois chegou a Migui... e o coração do papá acalmou um pouquinho...
Perto das 10h... fomos para a Sala de Partos, onde a mamã se portou com nível, com MUITO NÍVEL!
Entre algumas das "maldades" que lhe fizeram, lembro-me perfeitamente (como poderia esquecer...) de ver um "bisonte" de cento e muitos quilos apertar a barriga da mamã, para te forçar a sair... isto depois de ter alargado um bocado (nada de mais... só +/- 10 cm!) a porta por onde sairias...
O papá..., imerso numa imensidão de emoções simultâneas, tentava ajudar a mamã a concentrar-se em te ajudar a sair.
E, de repente..., vejo uma enfermeira sair disparada para a sala do lado com "algo" (e que "algo"!) nas mãos...
Segundos depois... (que pareceram longos minutos!!!) choraste!...
e fizeste disparar num riso aberto os corações preocupados dos teus papás...
10h16m - foi a hora mágica...
Pouco depois, já meio limpo e "aspirado", a Migui trouxe-te até nós, deitando-te no colo da mamã... foi o nosso primeiro abraço a três!...
A mamã esqueceu as dores, esqueceu a costura, esqueceu a ansiedade e as preocupações e... sorriu, chorando... como só uma MÃE sabe fazer...
Mas nisso de chorar... não foi só ela...
Não chorei como as mães choram... mas chorei as lágrimas de PAI.
Sim, de pai... aquele que alguns projectos de lei parecem esquecer...
Miguel:
Os teus pais não são perfeitos... (e daqui a 10/12 anos vais começar a gritar isso onde quer que vás...) mas podes ter a certeza que és filho e fruto do amor!
És fruto de uma caminhada que começou em 23-04-1996 (já lá tão longe... mas sempre tão actual...).
"Vamos tentar"... foi como começou... e esse vamos tentar tem-se mantido no namoro, no casamento, quando te "encomendámos", e, desde que nasceste... (porque ser pai e mãe também encerra maravilhas que só os filhos e o tempo ajudam a descobrir e a aprender).
Bem... estás quase a nascer...
Vou contar-te um último segredo...
Quando já estavas com a mãe no quarto do hospital, o pai foi ao bar comprar uma garrafa de água para a mamã...
Antes do bar está a capela... e o papá "teve" de entrar...
A capela estava vazia... o papá ajoelhou-se frente ao sacrário... e chorou...
Não, filho, o papá não ficou triste! O papá só estava a dizer obrigado ao PAI... por me ter dado mais um tesouro... o maior dos tesouros... um filho!
Parabéns MIGUEL.
Os teus papás amam-te muito!
Caro Miguel, neste dia mt Especial do teu 1º Aniversário Natalício não poderia, de forma alguma, deixar de me associar à Alegria que prolifera no teu "Reino". Um Beijo do teu Amigo
TemplárioMoreno
Quaje ninguém akeditava em mim... (o meu papá xempe akeditou...), maj eu é k xabia...
Benvindo PIMO!
É VERDADE PESSOAL.
TOCA A PREPARAR AS FARDAS PARA A GALA.
NO DIA EM QUE O PRIMO MIGUEL FAZ 1 ANO DE IDADE UM OUTRO SER QUE ESTÁ ANSIOSO POR CONHECER ESTE GRUPO E TODOS OS OUTROS FAZ SABER QUE É UM MENINO.
NETO, CÁ TE ESPERAMOS.
POR AGORA VAMOS-TE RODEANDO E ACARINHANDO-TE ATRAVÉS DOS PAPÁS.
PELA PÁSCOA ESTAREMOS TODOS COM O CORAÇÃO EM FESTA GRITANDO:
"BENVINDO FILHO, NETO, SOBRINHO, PRIMO E AFILHADO".
CONTINUA A CRESCER SEM PRESSAS NETINHO.
Bem...finalmente e após um precalço matinal, aqui estou.
Obrigado pela vossas palavras. Ontem foi um dia muito especial, vivi-o intensamente em todos os momentos. Senti a alegria dos que apareceram e, foram muitos, a alegria dos que embora longe, se tornaram presentes de muitas formas.Obrigago a todos, o Miguel pediu para agradecer...
Quando o dia estava quase a terminar, chorei, chorei de alegria pelo Miguel, pela sua existência, ele é o meu tesouro, o nosso tesouro...
Ao primo, o Miguel pede para dizer que está ansioso para poder brincar com ele, como fez ontem, com muitos amigos...
Nunca é tarde para dizer aqui PARABÉNS pequerrucho!!! :)
Beijinhos da "madrinha emprestada"!
Beijinhos.
Enviar um comentário