segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Estatísticas...

Para quem não sabe, no final deste semestre houve uma ligeira (talvez não...) polémica na universidade por causa das minhas explicações e das ajudas que dou aos explicandos na disciplina de Econometria. Que não estou a ajudar os explicandos, que apenas lhes faço os trabalhos que não aprendem... Agora que acabou o semestre, e que as notas saíram, foi tempo de pegar nos dados e fazer uma pequena estatística.

De todos os alunos que foram fazer pelo menos uma das provas, passaram 32 e chumbaram 26. O que dá cerca de 55% de taxa de aprovação. O que, para a disciplina de Econometria, até nem é mau, quando comparado com outros anos. Explicandos tive 12 e passaram 8, o que dá 66,66% (mesmo assim, áquem do que já se verificou noutros anos, ainda que acima da média). Desses 4, posso ainda dizer que 1 veio a três explicações e outra explicanda não foi fazer o exame de recurso (ainda assim, conto com eles). Sinto-me, por isso, responsável por 25% das aprovações e por 15% dos chumbos. Ora, se são 3 professores mais eu, cada um, em média, fica com 25% dos casos (cumpri nas passagens, nos chumbos melhorei).

Mas como não me interessam só os valores absolutos, dediquei-me a calcular as médias. Dos alunos que passaram, a média foi 11,9. Dos meus explicandos que passaram, a média foi 12. Dos restantes foi 11,875. Muito igual, mas mesmo assim um pouco melhor no meu caso. Em relação aos que chumbaram, a média final foi 4,46 e a "minha" média foi 5,75. Fraca consolação, pois preferia não ter média...

E prossegui. Dos alunos que completaram o processo de avaliação por frequência, no total houve 32. Eu levei 6. Passaram no total 28 (80%) e da minha parte passaram 5 (83,3%). Em relação aos dois exames (épocas normal e de recurso) foram, num total, 32 alunos, 6 dos quais meus explicandos. Passaram 4 no total (12,5%) dos quais 3 são meus explicandos. Ou seja, metade dos meus explicandos levados a exame passaram e 75% dos que passaram são meus explicandos.

Dei-me ainda ao trabalho de, no total dos dois exames, contabilizar as melhores notas. Das notas dos 9 melhores exames, 7 são de explicandos meus (isto acontece porque alguns explicandos meus chumbaram em época normal e voltaram a fazer o de recurso).

Não me sinto satisfeito porque "deixei" 4 pessoas para trás. Qualquer explicando meu que chumbe deixa-me um certo amargo na boca (acreditem que sim...). Mas no meio da polémica toda que se gerou, chego à conclusão que se calhar os meus explicandos até sabem alguma coisa de Econometria. Porque podem dizer o que quiserem dos trabalhos. Até podem dizer que sou eu que os faço. Mas em relação aos testes ainda não me consigo mascarar. As estatísticas valem o que valem. Mas valem alguma coisa. E pode ser que algum dia cortem as asinhas aos grilos...

3 comentários:

Carla disse...

Digam o que disserem nós sabemos que as pessoas procuram-te porque realmente sabes dar explicações. Sabes para ti, mas tb sabes passar a mensagem para os outros! E nota-se tb pela tx de sucesso que tens tido ao longo dos anos!
Qto aos trabalhos são difíceis e os alunos não lhes conseguem pegar! Mas tb já houve pessoas de outros grupos a pedir trabalhos feitos na explicação... É claro que qdo as pessoas não deixam ver, pq afinal estão a pagar, geram-se conversas... Mas tudo isto tem um nome: "dor de cotovelo"! És o melhor explicador de sempre :)

Vitor Hugo disse...

dá-lhe mais graxa que ele já se elogiou pouco... :p


A estatistica é muito bonita, mas vale o que vale...

Se formos os dois ao restaurante e eu comer um frango inteiro e tu nada, estatisticamente cada um comeu meio frango, mas na prática eu tou cheio até aos olhos e tu cheio de fome...

eheheheh

Dogus disse...

Eu próprio disse que vale o que vale. Não me podem é vir dizer que não ensino os alunos. E que 3 em 6 é sempre melhor que 1 em 26... Disso não tenho dúvidas!