sexta-feira, junho 30, 2006

Parabéns!

Porque há vida para além do futebol (até à hora do jogo de amanhã...) e porque eu me sinto verdadeiramente ORGULHOSO das notícias que tive ontem de Coimbra, tenho que deixar aqui a minha singela homenagem a alguém que sei que lutou e tem lutado muito para conseguir estes objectivos.

Há pouco estava noutro blog e vi uma certa nostalgia numa mensagem nostálgica (prova de que o Eraser está completamente louco, ainda mais se vos disser que o outro comentário está inserido numa postagem sobre pedradas...). Como eu o compreendo. Eu senti o mesmo... exceptuando o facto de continuar a viver na mesma terra. E continuo a sentir.

São apenas 13 meses e alguns dias que nos separam, e é óbvio que temos diferenças de feitios... mas há coisas que não mudam. E o amor que temos pelos sítios por onde passamos, nota-se que é uma dessas coisas.

Tirar um curso universitário não é nada fácil, seja ele de Chinês, Electro, Economia ou o que quer que seja. Mas tirar um curso deslocado ainda o é menos. Nunca fui apologista de pessoas que ficam anos e anos na universidade (para os quais eu defendo um aumento de propinas), mas sou o primeiro a dizer que não se pode exigir a ninguém que tire o curso no tempo mínimo. Porque é mesmo difícil. É um choque muito grande, entrar num mundo diferente, nada articulado com o ensino secundário (e eu tenho a sorte de ter tirado um curso numa Universidade onde os professores estão sempre lá). E é ainda pior uma pessoa viver isto tudo com o choque de estar longe de casa. Porque se para umas coisas é fácil, eu também sei que para outras não o é (estou casado com uma "deslocada" e sei bem os problemas que ela tinha). Por isso não posso deixar de fazer esta homenagem ao Vitinho.

Tirar um curso qualquer, como disse, não é fácil. Mas reconheço que ainda é mais dificil quando se mete a Matemática pelo caminho (e em relação à Física nem me vou pronunciar, porque não percebo nada dela). E quando se mete um trabalho de fim de curso no final. Apesar de não ter tido nenhum trabalho de fim de curso, já convivi com algumas pessoas que tiveram que o fazer e a maior parte delas diz-me que, nos actuais moldes, eles não deviam existir. Isto porque os alunos hoje são autênticas cobaias dos seus orientadores (mesmo os que estão nisto de boa fé) e que acabam por ser os peões de uma luta para mostrar quem é que consegue ter as melhores orientações (um pouco como acontece com mestrados e doutoramentos). O problema é que se faz de muitos trabalhos de final de curso coisas que serviriam de autênticos mestrados... acabando por dar "apenas" uma licenciatura... E isto dá mais valor ao trabalho do meu mano. Sim, porque (e ninguém vai levar a mal porque este blog continua a ser familiar) este é o meu mano grande (para os lados; para a velhice é outro), com o qual eu brinquei montes de vezes.

Isto dava para escrever mais uma centena de linhas, de páginas, dava para uma tese de mestrado... mas vou ficar por aqui. Para acabar a minha homenagem, deixo-te duas imagens: uma foto da cidade que nunca mais vais esquecer; uma imagem que também jamais esquecerás (tal como eu jamais conseguirei esquecer a minha pomba).

Porque há que dar cacetada quando te portas mal (ou seja, quando falhas um golo à boca da baliza)... há que dar os parabéns quando te portas bem! E quando fazes o teu irmão ficar ORGULHOSO!


4 comentários:

Vitor Hugo disse...

Obrigado!!!

Anónimo disse...

Eu só não dou os parabéns porque ainda falta saber a última nota!
Deves ter posto o Vitinho a chorar... ;)
"Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida"... De certeza que vai deixar saudades...
Valeu o esforço!
Beijocas.

Anónimo disse...

Obrigado porquê, eraser?

Obrigado, nós, mano grande...
Obrigado pelo exemplo de entrega, de perserverança, de esforço, de dedicação, de sonho...

Sabes, pjsf, não estás sozinho no orgulho... aquele orgulho que nos aquece o coração, aquele mesmo orgulho que senti há uns tempos numa discussão de tese de mestrado, ou mesmo (a outro nível) ao ouvir uma menina encher o Garcia de Resende com os acordes afinados de um velho piano de cauda...

Cursos, mestrados, publicações, audições são obviamente motivos de alegria e orgulho para este mano velho...

Mas melhor que tudo isso são vocês.
Apesar das maravilhas que vocês fazem, não é dos feitos que me orgulho. É de vocês!

Dogus disse...

Então faz para que amanhã se orgulhem pelos teus feitos! Não precisas de defender penalties, só precisas de tapar a baliza para ganharmos...