quarta-feira, janeiro 20, 2021

Saudades do futebol dos miúdos... (e saudades do Dogus, que morreu faz hoje 7 anos)

Vai para 7 anos que acompanho futebol jovem. O Rui começou a jogar em 2014, a Ana em 2017, a Sara em 2018. O João já fez dois treinos esta época. Já acompanhei os miúdos a centenas largas de treinos. Por exemplo, na época 2019/2020, entre setembro e março (quando confinámos por completo) só a Ana já tinha mais de 100 treinos, entre os dois escalões em que jogava e a seleção. Já os acompanhei também a centenas de jogos. Já vi o Rui marcar de todas as maneiras e feitios. Já vi a Ana marcar golos e defender muitos. Já vi a Sara marcar e ficar sem saber o que fazer.

Entre março e maio de 2020 parámos por completo. A partir de maio voltámos ao campo, primeiro só nós e com o início da época em contexto de treino. Mais abaixo podem ver um vídeo de cada um deles, em contextos diferentes, mas que não matam as saudades da competição. Só que a competição é diferente... Deixo-vos uma foto deliciosa da Sara, assim como o texto que na altura deixei no Facebook. Esta foto chegou a ser partilhada pela Mónica Jorge, da FPF.

O futebol faz parte das nossas vidas, faz-nos falta, ainda que nos ocupe muito tempo. Mas qualquer um dos miúdos gosta, à sua maneira. O Rui adora treinar e jogar, apesar de ficar muitas vezes frustrado quando as coisas não lhe correm bem. A Ana trabalha que nem um monstro, é uma guarda-redes de mão cheia, fruto do seu trabalho! A Sara adora estar com os amigos e vê o futebol da sua forma pura: como uma diversão!

As saudades apertam, mas sabemos que vamos voltar. Com o mesmo gosto, com a mesma paixão, havemos de voltar a jogar normalmente.


"Adoro esta foto. Também porque é a minha filha, claro. Mas porque é muito mais do que isso. Porque mostra uma menina de 4 anos, que joga futebol há mais de um ano, que adora o que faz, mas que ilustra tudo aquilo que deveria ser o futebol: a simplicidade, a alegria, e o estar ali por aquilo que o futebol é: um desporto que tanto gosta. Semana após semana, esta menina vais aos treinos, quer faça sol, quer esteja calor, quer esteja frio. Brinca muito, é certo (faz parte dos 4 anos). Cansa-se depressa, pois claro (faz parte dos 4 anos). Distrai-se quando eu chego ou passo ao pé dela nos treinos (faz parte dos 4 anos). Faz birra porque tem um "feitiozinho da m#$%a" e fica parada no meio do campo zangada comigo (faz parte dos 4 anos). Mas é de uma genuinidade que arrepia... É que é impossível correr desta forma se não gostar do que faz!"









Sem comentários: