quarta-feira, novembro 05, 2008

Diário de Angola - Dia 10 (5/Nov/08)

E o trabalho em Angola terminou... Sentimento de missão cumprida e com muita alegria. Os acidentes do fim-de-semana com o computador e com a barriga estão ultrapassados. Sendo assim, a viagem de regresso deve ser tranquila amanhã. Já temos o check-in feito (a internet faz maravilhas), o que facilitará todas as operações no (maldito) aeroporto.

Deixo para trás uma terra de contrastes. Petrodólares aos milhões, pobreza aos biliões. Prédios sujos e quase a cair junto a grandes torres em construção. Pessoas ávidas de conhecimento e outras que pensam que sabem imenso (e afinal não sabem nada). Há de tudo em Angola. Felizmente e infelizmente.

O mundo universitário é, na realidade, um caos. As licenciaturas estão muitas vezes desligadas da realidade. E os professores sofrem de falta de qualidade. Só para dar um exemplo, na licenciatura em Gestão, no final da disciplina de Estatística II (segundo semestre), o professores está a terminar o capítulo 3 de... Estatística I... E agora imaginem o que sofre um professor de Econometria! (felizmente muitos deles são licenciados fora daqui).

A esperança é, no entanto, que tudo isto mude. Eles têm muita força de vontade e muito dinheiro. Mas, isso não chega. Há graves problemas estruturais. Metade da população de Luanda não tem distribuição regular de água (até nós estamos com problemas no fornecimento...). Há larguíssimos milhares (talvez milhões) a viverem em barracas. É difícil construir de novo com todos estes problemas.

Volto para Portugal. Volto cheio de vontade de agarrar no meu Rui ao colo e apertá-lo todinho. Mas cheio de vontade para voltar um dia. De preferência depressa. E, garanto, não é só por causa do dinheiro... E com uma proposta para uma eventual consultadoria no futuro...

E amanhã estou de volta!

1 comentário:

Vitor Hugo disse...

boa viagem de regresso