quinta-feira, maio 13, 2010

Austeridade

E eis que no meio desta semana eufórica, que mete título de futebol, visita do Papa, tolerância de ponto e em virtude disso ponte, sai de mansinho a notícia que vamos apertar mais o cinto.

Desde há uns dias que havia informação e contra-informação. Primeiro que aumentava o IVA e que o subsídio de Natal ia sofrer um corte; segundo que iam aumentar os impostos. Tudo isto com o erro do costume: IVA aumenta 1% passando de 20% para 21%. Vá lá que alguns jornais já vão acertando com o aumento de um ponto percentual, e até já o PM fala acertado.

De facto a taxa de IVA vai aumentar um ponto percentual em todos os escalões, voltando aos 21% da taxa máxima e chegando aos 6% e 13% nas taxas mínima e intermédia. Segundo o PM para que todos tenham o mesmo esforço. É verdade que todos bebem água e leite e comem pão. É verdade até que isso afecta também a Coca-Cola e as Pepsis (uma tirada destas em directo eu não esperava!!!). Mas, bolas, que a "raia miúda" é mais afectada, lá isso é.

Há mais algumas contradições que podem ser perniciosas. Aumenta o IRS para todos: menos dinheiro ao fim do mês para casa; aumentam os impostos - as pessoas compram menos. E se estas medidas levarem efectivamente à contracção da economia e a receita não aumentar? A ver vamos.

Por outro lado vai ser aumentado o custo do crédito ao consumo, de modo a penalizar quem consome mais do que pode e proteger a poupança... mas ao mesmo tempo aumenta-se a taxa fiscal sobre a poupança. E não estou a falar do aumento da tributação das mais-valias, pois isso é em meu entender mais do que justo. Falo sim, por exemplo, da tributação dos depósitos a prazo, produto por excelência de poupança... que está mais caro.

Do lado da despesa muito pouca coisa. A "metade/metade" que se falava não foi mais que treta. Cortes nas autarquias e nas regiões autónomas e os famosos 5% nos políticos. Acho que era preciso mais. Veja-se os casos de

No final de tudo isto há vencedores e vencidos. Parece-me que Pedro Passos Coelho é o maior vencedor. É verdade que fica conotado com estas medidas, mas sai por cima. Pede desculpas, assume que faz algo que não quer mas fica na sombra.

O maior derrotado é, claramente, o PM. A semana passada não aumentava os impostos; há uns meses não adiava obras públicas. A carga fiscal aumenta e estou em crer que vai haver futuramente mais cortes nas obras públicas. Para além disso em torno da redução dos salários dos políticos em 5% até aí sai por baixo ao dizer que a ideia não foi dele. É um facto que é uma gota no oceano (aí há que lhe dar razão), mas podia ter ficado com o mérito ou pelo menos não o atirar para as mãos de outro. Até porque penso que é das políticas que é mais facilmente aceite.

De resto pedir um "esforço patriótico" e dizer que é para "proteger o euro" não vai na cabeça de ninguém...

Queria ainda deixar a minha perplexidade com a reacção de Jerónimo de Sousa. Cansa ouvir n vezes a mesma cassete, o mesmo ar carrancudo contra tudo e contra todos. E não percebo o porquê da reacção ao aumento da taxa de IVA. Segundo ele "Até aquele pormenor de aumentar um ponto percentual no IVA mais baixo, significa um aumento de 20 por cento, particularmente em produtos como o leite, o pão, os medicamentos, atingindo aqueles que menos têm e menos podem." Isto é verdade mas faz tanto sentido como nada! É um facto que a taxa de IVA aumentou 20%, mas dizer assim é enganador! Basta fazer as contas: qualquer produto taxado a 5% que passe para 6% aumenta menos de 1% no seu preço desde que, como é óbvio, a base de incidência se mantenha. É este o aumento real do preço... Para quem tem pouco, é muito, mas não se pode dar a entender que é 20%!!!

Resumindo: é óbvio que algo tem que ser feito. Há muito tempo que é notório e como é óbvio não sou só eu que o digo. Simplesmente acho que se devia actuar mais pela despesa e menos pela receita, que pode ter resultados perniciosos. Ainda assim, algo tem que se fazer...

1 comentário:

Vitor Hugo disse...

Mano,

é verdade que algo tem de ser feito... mas condordo contigo, penso que se deveria ter mais empenho em controlar a despesa do que propriamente a aumentar a receita!!!

Mandar dinheiro para cima de um problema (é disso que estamos a falar ) não o resolve... antes pelo contrário. Normalmente só faz com que o problema aumente.

A questão do IVA é algo problemática... O aumento de um ponto percentoal em todas as taxas de IVA irá claramente afectar mais as classes baixas... Quem ganha pouco gasta praticamente todo o seu ordenado (a parte que não gasta é niglegenciável) em consumo... Água, luz, gás, pão, leite, etc... tudo vai levar talhada! Para esses vai ser uma redução efectiva de ordenado só com aumento do IVA, já para não falar das outras coisas.

Em relação ao IVA o que realmente me incomoda é que certamente vai haver aumento nos produtos e que irão ser claramente abusivos (não tenho qualquer dúvida disso).
Quando o IVA desceu um ponto percentual (uma medida completamente eleitoralista) os preços não baixaram... Agora que vai aumentar os preços vão aumentar e não será 1%...
Tomemos o exemplo de uma carcaça... Neste momento andam à volta de 11 centimos. Basta fazer as continhas...

Então se uma carcaça custa 11 centimos quer dizer que a taxa de IVA incide sobre 11/1.05=11.48 (arredondando claro)

Ora aplicando a uma taxa de 6% teremos:
11.48*1.06=11.1

Agora vamos ver qual será o sitio onde o preço do pão se irá manter!!! Estou certo que irá aumentar para 12 centimos ou mesmo 13...


Em relação aos 5% para policos e gestores públicos é uma medida para acalmar as massas e não gerar agitação social. Não é que irá fazer uma grande diferença em termos de números, mas pelo menos as pessoas não se sentem tão "roubadas". Eu só penso é que os 5% pecam por pouco...
E que tal acabar com as regalias desses pansudos de merd*??? É que para além do ordenado muitos deles têm carro, telefone, viagens, etc pagos por nós!


Em relação ao PM nem me queria pronunciar muito... É um PALHAÇO!!! Infelizmente este povinho a que pertencemos insiste em manter estes gajos no poder!!!

Abraço