sexta-feira, março 06, 2009

De volta!

De regresso a Portugal... já almocei hoje peixe... cozido :)

Foram 5 dias diferentes, mas muito bons. Confesso que tinha algum receio à ida. Não por ir para um país diferente, não por ir a fazr uma primeira apresentação em inglês (apesar de me deixar a tremer um pouco) mas porque ia sozinho e porque estaria lá com pessoas desconhecidas...

Durou pouco. No dia seguinte já tinha a companhia de mais 6 portugueses (ou melhor, 4 portugueses e 2 romenas adoptadas), todos com apresentações para fazer, e que tornaram esta visita ao Japão simplesmente única. Porquê? Porque são todos, sem excepção, espectaculares. Senti-me em casa, como se os conhecesse há algum tempo. Desde o primeiro dia :)

De resto, as coisas normais da ida a um país diferente. Espanto por algumas coisas, surpresa com outras, coisas que se estão à espera, outras que nos fazem rir...

Os japoneses são muito limpos mas completamente paranóicos com algumas coisas, entre as quais as limpezas e as desinfecções das mãos, que até fazem impressão. Para além disso, muitos deles andam com máscaras na rua, como se parecesse que o Japão é a coisa mais poluída do mundo... Se há poluição, não se nota! São muito organizados e loucos por tecnologia (confesso que sabe bem sentar o rabiosque numa sanita aquecida...). O hotel era muito acolheder, e com inovações ao nível ambiental. Por exemplo, solicitavam a colaboração dos clientes para a não limpeza dos quartos dia sim dia não... e ofereciam um cupão de 1000 ienes (10 euros) para isso. Como não preciso que me limpem o quarto todos os dias, aderi.

Aquela língua é completamente marada, patece que andam sempre a cantar... Ainda se via tv (a cnn e um canal de desporto), mas sentia mesmo saudades de ouvir notícias em português (ia acompanhando os jornais portugueses). E a comida, apesar de não ser nada de intragável... é suficientemente diferente para a considerarmos no mínimo estranha! (até a comida do macdonald's sabe diferente).

Mas o que custa mesmo são as viagens. Por exemplo, ontem saímos do hotel às 9h (horal local, equivalente à meia-noite por cá) e cheguei a casa às 23h20... Ou seja, quase um dia. Primeiro um autocarro de 1h30 até ao aeroporto; a espera normal no aeroporto; viagem até Munique de 12h; mais espera no aeroporto; viagem até Lisboa de 3h; viagem para Évora.

À minha espera, a Carla e o meu Ruizinho. Quando me viu, olhou para mim, veio ao colo e olhava-me de lado, como que zangado por tê-lo deixado 5 dias sem notícias. Mas depois lá estivemos a brincar. E andava o tempo todo atrás de mim. Hoje tive que sair de casa de manhã... e tive que voltar porque o Rui ficou derramado em lágrimas. Não me queria deixar sair :) Acalmou um pouco, e tive que me ir embora às escondidas...

Assim vale a pena chegar a casa :) E a próxima viagem já está marcada: de 1 a 15 de Agosto. Destino: regresso a Angola...

1 comentário:

Carla disse...

De frisar que o Ruizinho no dia em que o pai chegou só dormiu depois da 1h da manhã! E foi preciso o pai ficar ao pé dele para ele se deixar dormir! Não fosse o pai fugir novamente!!!