quarta-feira, julho 30, 2008

Mais um ano com a sensação de dever cumprido...

Com as notas que saíram hoje dos exames nacionais, fecha-se o ciclo de mais um ano de explicações. O 1º semestre, em virtude da experiência de Palmela, foi mais fraco em termos de número de explicandos. No total foram 14 explicandos, num total de 17 disciplinas. No primeor semestre houve 10 aprovações. Pode parecer um número baixo, mas de quem foi desde o início ao fim houve apenas 2 chumbos. Dos outros, 4 chumbos foram de pessoas que apenas tiveram uma explicação; o 5º chumbo foi de uma pessoa que teve 2 explicações. Milagres acontecem... mas não sempre.

O segundo semestre foi um semestre bem mais forte. 25 explicandos num total de 40 disciplinas. Desses 40, 30 foram aprovações, com uma média de 12,5 valores. Houve de tudo: desde o 10 à tabela, até ao 16 e vários 15.

No entanto ainda houve 10 chumbos. Foram apenas 25% dos casos. Mas cada um é sempre uma tristeza para mim... Ainda assim, desses 10 chumbos, 3 acontecerem porque as pessoas não foram aos testes; 1 aconteceu a um explicando com 3 explicações (houve também uma explicanda que com as mesmas 3 explicações... passou); os outros 6 são os que me deixam efectivamente triste, pois não gosto que ninguém chumbe, ainda mais vindo continuadamente.

Mas há algumas particularidades que gostava de partilhar convosco:
* o caso de um explicando que fez 6 disciplinas ao todo: 2 no primeiro e 4 no segundo semestre (e passou a todas)
*9 dos explicandos acabaram o curso ao longo do ano e 1 está mesmo à beirinha - a Ana vai ajudar :)
* 3 ficam às portas da universidade
* uma disciplina da universidade em que 1/3 dos alunos que passaram foram meus explicandos

Apesar de manter a ideia que (quase) todas as pessoas têm capacidades, acho que voltei a conseguir fazer "milagres". Na minha opinião, 2 são autênticos milagres. Fico contente por todos os que passam; mas lembro-me destes em particular pela alegria que dão.

Mais um ano se fecha. Outro está quase a abrir (logo no início de Setembro devo voltar a ter explicandos). Muito cansativo (não é fácil, acreditem...). Mas com a sensação de dever cumprido...

1 comentário:

Vitor Hugo disse...

gabo-te a paciência!!! não era capaz de aturar essa gente toda. É sabido que paciência não é o meu forte...

De resto acho LAMECHAS essa conversa toda! ainda te vou ver a chorar agarrados aos gajos que chumbam... :p

ehehehe
abraço