sábado, junho 07, 2008

Portugal 2 - Turquia 0

E os primeiros 3 pontos já cá estão! Um bom jogo, principalmente até meio da segunda parte, com algumas boas exibições, 3 das quais esperava: Nuno Gomes, Deco e Pepe. Cá vão as notas que eu daria:

Ricardo - 2,5. Seguro a maior parte do tempo, teve uma falha que podia comprometer...
Bonsingwa - 4. Boa exibição, como costume. Podia ter subido um pouco mais.
Pepe - 4,5. Imperial na defesa. Duas vezes apareceu na área: 2 golos (só um valeu). Um passe longo espectacular!
Ricardo Carvalho - 4,5. Imperial! Ainda teve tempo para subir!
Paulo Ferreira - 3. Discreto. Mas não comprometeu!
Petit - 3,5. Seguro. Penso que vai melhorar ao longo do Euro.
Moutinho - 4,5. Grande exibição! Culminou com uma assistência! Sinceramente, não esperava que segurasse tão bem o lugar.
C. Ronaldo - 3. Muito agarrado à bola... Algo inconsequente. Uma bola no poste!
Simão - 3. Exibição suficiente. Um livre bem marcado.
Deco - 4. Boa exibição. Excelente no lançamento longo! No passe curto fez 2 ou 3 maus passes, alguns infantis.
Nuno Gomes - 4,5. Na minha opinião o melhor em campo. Infeliz na finalização (2 bolas nos postes), uma grande assistência, bem a descer a ajudar no meio campo. Pena não ter marcado.
Nani - 2,5. Não entrou bem no jogo. Ainda sofreu uma entrada duríssima...
Raúl Meireles - 4. Tem a estrelinha do jogo. Entrou para segurar, marcou. Merece o primeiro golo na selecção!
Fernando Meira - não sei se tocou na bola.
Scolari - 2,5. Penso que perdeu um pouco o jogo com a saída do Nuno Gomes. Merece o benefício da dúvida, com a entrada do Meireles.

PARABÉNS PORTUGAL! 4f há mais... E um grande abraço ao Quim! Infeliz, quando estava tão perto da titularidade. Na minha opinião, o dono da baliza na 4f devia ser... o Nuno...

4 comentários:

Anónimo disse...

A nossa selecção mostrou mais "jogo de equipa" neste jogo do que nos últimos 2 anos... e viu-se: um jogo sólido... um resultado lógico!

Os turcos apenas tiveram 1 ou 2 hipóteses de oportunidade.
Quando comparado com o 2-0 de 1996... este jogo foi bem mais desequilibrado... PARABÉNS!

Quanto à análise do dogus...
Não concordo com o melhor em campo (akela jogada do PEPE merece a distinção...) mas no essencial é o que ele escreveu, embora não fosse tão duro para com o Ronaldo e o Simão.

Para além do mais, gostei:
1- Foi bom o jogo menos conseguido do Ronaldo... para ele perceber que a equipa não é só ele e mais 10 (tira-lhe pressão e ajuda-o a soltar-se!!!);
2- Não vimos 1 único amarelo;
3- Não vi ninguém contestar decisões do árbitro (mas tb... tirando o vermelho ao Aurélio, não me lembro de nenhum erro importante).

Importa agora não pensar que está tudo feito... e malhar nos checos!

FORÇA PORTUGAL!


(p.s.- 4ª feira jogava com o Ricardo)

Dogus disse...

Concordo e já o disse também: para além de ser bom para o Ronaldo, acho que este jogo foi muito importante para mostrar que não somos dependentes dele. E quando ele começar a jogar, então com a atitude que mostrámos estamos bem (mesmo que não ganhemos).

Estive na dúvida para o melhor em campo... Acho que o Nuno Gomes foi prejudicado pela saída prematura (curiosamente a equipa baixou de produção). O golo do Pepe é um GRANDE golo, fruto da excelente subida ao ataque que ele teve. Sem lhe querer tirar o mérito (75% ou mais, sem dúvida), o "resto" foi também inventado pelo Nuno Gomes. Não tenho dúvida de uma coisa: se uma das duas bolas no poste/barra que o Nuno enviou tivesse entrado tinha sido diferente. Mas independentemente disso, confirma-se o que eu achava: penso que o Nuno pode fazer um bom Europeu (e reforço a ideia de que me lembro pelo menos de 3 bolas que ele roubou no meio campo).

Mas aceito completamente a opinião. O Pepe merece (e merecia o outro golo também).

Quanto ao Ronaldo, penso que a nota não é injusta. Esteve apagado... mas vai melhorar e acho que já com a Rep. Checa. Os checos não lhe vão dar tanta atenção como os turcos...

Sobre o Simão... talvez tenhas razão. Comparando com o Ronaldo, acho que esteve um pouco melhor. Lembro-me de ter comentado uma coisa quando vi o jogo, mas que só agora me recordei: os cantos que ele bateu foram todos muito bons... Desapareceu um pouco na segunda parte... talvez por isso tenha sido mais "duro" com ele.

Realmente o Aurélio devia ter sido expulso. Mas eu só me consegui aperceber da dureza da entrada na repetição. Na primeira imagem pensei que o Nani estava maluco, aos pinotes. A verdade é que ele tinha razão. Depois há dois lances que mereciam amarelo: uma mão do Simão à entrada da nossa área (o árbitro não viu... e ainda bem) e outro sobre o Simão, quando o Nuno enviou a primeira dele ao poste: foi uma cacetada bem forte, mas porque o Simão se antecipou. O árbitro deu bem a lei da vantagem, mas faltou o amarelo. De resto, penso que o pianista também esteve bem (nota 4, diria eu).

Acho que devemos conter a euforia. Mas estar satisfeitos. Agora há que compreender os nossos emigrantes... para eles é a euforia do resultado e da exibição... e a de estarem perto da selecção! E por aí acho que o Scolari consegue estimular os nossos jogadores!

E agora venham os checos! Com a Turquia repetiu-se o resultado de 1996. Com os checos esperemos que não... Precisamos de vingar o chapéu do Poborsky...

Vitor Hugo disse...

Não concordo com o melhor em campo nem com todas as notas... Na minha opinião o melhor em campo foi o Moutinho... jogou que se fartou!
Apesar do Nuno Gomes não ter jogado mal de todo, nunca lhe dava mais que um 4. Não segurou uma bola que lhe tenha sido passada. Podia ter marcado, mas não marcou, valeu-lhe a assistência para o Pepe.

Não se pode pedir ao Bosingwa que suba quando tem há frente o "dono da bola" que não defende (não é só o Quaresma que não defende)... Nunca, reparem bem, NUNCA passaram por ele... 4 parece-me pouco.

O Paulo Ferreira, pelo que fez não merece mais do que um 3, mas pela entrega e pelo sacrifício pode-se dizer que é o melhor da equipa. Penso ser o sacrificado desta selecção... joga numa posição que não é a sua e não compromete. Falhou a nivel do passe. 3 ´uma nota justa.

De resto concordo com o que disseste...

Vitor Hugo disse...

Na minha opinião, ficaram dois jogadores da Turquia por expulsar...

O Aurélio é evidente... Uma entrada daquelas é para matar um gajo...

O gajo que faz a falta sobre o Simão também... O Simão ficava completamente sozinho em frente ao guarda redes, pois o Nuno Gomes e o gajo que o estava a marcar estavam ao lado dele. Para além disso é uma entrada violentíssima... é tão violenta que o jogador que faz a falta teve de ser assistido e substituído.

O golo anulado ao Pepe continua a não me convencer... já revi o lance em imagens na net e parece-se em linha!!!