quarta-feira, junho 11, 2008

2 jogos, 2 vitórias...

... e já vencemos o grupo. Mais um jogo bem conseguido de Portugal. É verdade que com algumas falhas, mas o primeiro objectivo está feito! Duas partes diferentes: uma primeira parte equilibrada, em que entrámos bem, mas em que reagimos mal ao golo; uma segunda parte em que fomos superiores e que penso que merecemos claramente a vitória! Aqui vão as minhas notas

Ricardo - 3. Mais uma vez mostrou que os cruzamentos são um pouco complicados. Apesar de pensar que no primeiro golo não é o principal culpado, não ficou muito bem na fotografia por hesitar. Logo a seguir teve nova saída falhada. No entanto fez uma grande defesa já na parte final do encontro.

Bosingwa - 4,5. Mais um grande jogo!!! Subiu bem, defendeu muito bem, corre, corre, corre... Até cansa!

Ricardo Carvalho - 4. O golo não é culpa sua. De resto, esteve seguro.

Pepe - 4. Idem, idem, aspas aspas.

Paulo Ferreira - 4. Melhor que no jogo anterior. Mostrou que pode subir mais, e que o pé esquerdo não é completamente cego! Mesmo fora da posição...

Petit - 2,5. O elo mais fraco, hoje, da equipa. Muito esforçado, acaba por ficar marcado pelo erro no golo, em que podia ter feito mais.

Moutinho - 3,5. Correu muito, mas apareceu menos neste jogo. Se calhar teve um papel mais importante. Entre o 3,5 e o 4, optei pelo 3,5 porque no golo também se deixou antecipar.

Deco - 5!!!!! 5 estrelas! Não só pelo que marcou e pelo que deu a marcar. Mas também por tudo o que jogou! Foi atrás buscar jogo, jogou de trás para a frente, da frente para trás... O melhor jogo que lhe vi fazer na selecção! Como eu vaticinei, revelação na selecção neste Europeu... E desencantou o livre do último golo...

Cristiano Ronaldo - 4,5. Jogo em crescendo. Começou individualista. Entra bem na jogada do primeiro golo. Poderia ter moralizado depois disso, mas continuou a perder algumas bolas no 1x1. Inventou depois um remate no meio de 5(!) adversários, em que o Cech parou. Marcou um bonito golo e deu outro. Acaba por estar nos três golos. Ainda não é o melhor Ronaldo que vimos e podemos ver. Mas aproxima-se!

Simão - 4. Jogou melhor que no jogo anterior. Teve uma grande oportunidade, mas o Cech não deixou...

Nuno Gomes - 4. Mais um jogo esforçado e conseguido. Uma assistência que não deu em golo, porque o Cech tirou a bola. Pressionou muito bem, aos 55 minutos, o adversário, e robou uma bola que foi depois desviada para canto.

Fernando Meira - 3,5. Entrou e cumpriu. O Koller, não se viu! (a não ser a tentar assustar o Ricardo e a assustar defesas).

Quaresma - 3,5. Estava no sítio certo, na hora certa. O suficiente para marcar um golo! E confirmar a vitória.

Hugo Almeida - Qualquer nota seria injusta. Poucas vezes tocou na bola.

Scolari - 4,5. Bem melhor que no jogo anterior. Penso que teve as opções acertadas. Segurar o meio campo, com Meira. Refrescar o ataque com um gigante. Refrescar as alas... e voltou a dar certo.

Post Scriptum: surpreendido pelo anúncio da ida para o Chelsea (não tanto pela saída). Penso que não acontecerá, mas seria engraçado fazer o mesmo que fez há 4 anos atrás, dar um murro na mesa (ponham lá uma foto do sérvio, pode ser que sirva) e dizer que afinal não vai. Tenho pena pela sua saída. Espero que não afecte a selecção...

14 comentários:

Vitor Hugo disse...

Só vou comentar os pontos que não concordo... os que concordo a 100% não vale a pena...

Ricardo - mais que 2 é exagero para tanta insegurança. Apesar de UMA boa defesa, colocou em xeque a vitória portuguesa por mais que uma vez (pelo menos 3 lembro-me eu)

Petit - não fez NADA, a não ser enterrar... 2 e com muita sorte.

Ronaldo - não jogou bem... individualista até dizer chega, raramente passou a bola. Salva-se por ser decisivo em 2 lances. 4 parece-me a nota mais justa.

Simão - lento, lento, lento, lento... teve duas boas hipoteses de rematar à baliza, mas foi tão lento que lhe conseguiram cortar sempre a bola. 4 é uma nota exagerada... leva um 3

Nuno Gomes - estás um mãos largas... Pouco se viu. Fez a tabelinha que originou o 1º golo e pouco mais se viu a não ser para pôr a braçadeira no braço do Ronaldo. 3 é a minha nota.

Anónimo disse...

DECO!


Foi a figura maior!!! 1 golo e 2 assistências (sim... a cobrança da falta no 3º golo tb devia contar tal a visão e a esperteza)

Quanto ao resto...
- não gostei do Ricardo (1 defesa e muita hesitação - inclusive no golo... sai, não sai);
- o nosso meio campo não conseguiu ser tão dominador (os outros tb jogam... e bem);
- voltei a gostar dos cartões... só um e forçado;
- o Socolari (nunca pensei algum dia dizer isto!!!...) esteve muito bem tacticamente no banco, respondendo de forma atempada e correcta às substituições do Bruckner!!!

Com a Suiça... acho k o 11 vai ser outro (o Quim jogaria de certeza...). Cá vai a minha aposta:
Nuno (Patrício)
Miguel, B. Alves, Pepe, J. Ribeiro
M. Veloso, Meireles, Moutinho
Quaresma, Nani, H. Almeida

Quanto ao anúncio da saída... foi feito logo que o objectivo foi atingido. Mesmo k a coisa corra mal nos QF... sai em grande, com todos a chamar por ele...

Vitor Hugo disse...

O Deco jogou que se fartou... Passou meia época parado e por isso mesmo aparece neste europeu em grande forma. Para além disso, o facto de estar de saida do Barça, faz com que ande a jogar para um novo contracto... provavelmente o ultido da carreira! Portugal é que ganha com o assunto.


A selecção jogou bem, entrou a todo o gás e marcou cedo... Depois, mais uma vez, sofremos um golo de canto em que me parece que o Ricardo poderia ter feito melhor. Abanamos, mas continuamos em pé!
Na segunda parte jogamos melhor e chegamos merecidamente à vitória.

Foi um bom jogo... venha o próximo!


Quanto à noticia do Scolari no Chelsea, não sei se o anuncio vem na melhor altura, mas não me surprende a saida, mas o clube para onde vai... não me parece que tenha qualidades para tal, mas é apenas a minha opinião! Não tenho pena nenhuma da sua saída, pois nunca gostei muito dele... fez um bom trabalho é certo, mas também nunca ganhou nada...
Gostava de ver outra vez o Humberto Coelho a treinar a selecção, mas vai ser impossivel, pois já assinou contractro com um clube qualquer...
Tenho muito medo de quem possa substituir o Felipão... Peseiro e Couceiro continuam desempregados! que medo!!!!!

Anónimo disse...

No caminho para o emprego tentei fazer uma lista de potenciais (não é de desejáveis... apenas de disponíveis..)

Ajudam-me?

Peseiro
Couceiro
F. Santos ?
Manuel José?
Jaime Pacheco
António Oliveira (sim, esse)
Toni (o do Benfica)
Artur Jorge
Nelo Vingada (regresso a casa...)
Queirós (não acredito)
...

Dogus disse...

O Ricardo não esteve bem, mas não merece nota 2, na minha opinião. No canto penso que não ficou bem na foto, mas a principal responsabilidade é do Petit. Teve logo a seguir uma saída estemporânea. Mas a terceira saída a que te referes, parece meio tonta, mas foi ele que tirou a bola da cabeça do avançado.

O Petit, apesar de estar mal no jogo, não esteve também, a meu ver, tão mal. Não foi pelo meio que a selecção sofreu os ataques mais perigosos, mas sim pelas alas.

O Ronaldo, mesmo individualista, esteve nos 3 golos. Não merece ser, para mim, o melhor em campo, mas foi muito influente (daí o 4,5).

O Simão, talvez... entre o meu 4, e o teu 3... 3,5?

Quanto ao Nuno Gomes, deves ter estado desatento. Ele faz mais do que parece, mas continua a olhar-se só para os golos... Faz a tabelinha para o primeiro golo; obrigou o Rozenhal a falhar várias vezes, uma das quais isolou-se, mas o defesa tirou-lhe a bola; no segundo golo, levou pelo menos dois defesas com ele. Dá-se todo o mérito ao Deco (que o tem! O passe é excelente) e ao Ronaldo (que também o tem)... mas o Nuno Gomes tem papel importante.

Peseiro acho que já tem emprego (Roménia). O Artur Jorge também (Standard de Liège, acho eu).

Couceiro, F. Santos, Toni, Nelo Vingada acho que eram vários passos atrás (alguns deles, o regresso à idade da pedra!).

Não gostava de ver o Jaime Pacheco. O Oliveira parece-me doente (acho-o muito em baixo...). Penso que poderia ser uma boa opção, mas há muito que está desviado dos relvados como treinador (a verdade é que quando pegou na selecção, também acho que não treinava!). Tal como o Humberto.

O Queirós gostava... e não gostava de o ver... Já lá esteve, com a geração de ouro, mas não vingou (e esse, melhor que ninguém, conhecia os jogadores).

E apostar na prata da casa? Já pensaram no Agostinho Oliveira? Voltou à paz com a Federação (acho que está nos sub-19), conhece bem o grupo... Para mim a melhor opção...

Há por aí um que acho que está a esfregar as mãos de contente (acho eu), mas não sei se o gostava de ter lá: Paulo Sousa... Nunca provou nada! Mas antigos jogadores de sucesso que não provaram nada como treinadores fizeram alguns bons trabalhos nas selecções (Donadoni, Klinsmann, Van Basten...).

Vamos esperar! Agora temos mais um jogo importantíssimo: os jogadores supostamente suplentes têm tudo para mostrar o que valem! Foi assim que aviámos a Alemanha, com 6 pontos, já passados... e com hatrick do Sércio Conceição. Até Domingo!

Eu jogava, basicamente, com a equipa do Cutchie. Talvez escolhesse o Meira em vez do Pepe (nunca gostei muito de o ver jogar a central, mas acho que o colocava a jogar). Ou então tentava fazer uma alteração táctica: trocava um trinco (Veloso) pelo Postiga.

Anónimo disse...

Eu só estava a mandar nomes para o ar...
mas olha que essa ideia de um antigo jogador (Paulo Sousa, p.ex.) não era descabida...

Pelo menos haveria alguma unanimidade clubística...

Dogus disse...

Eu percebi, que eram só nomes para o ar. Gostavas de experimentar o Paulo Sousa? Eu tenho algum receio. Ele foi elogiado pelo trabalho, mas os resultados também não foram os melhores... Mas os métodos dele, confesso, não conheço.

Continuo a preferir o Agostinho Oliveira... Mas podia formar equipa com o Paulo Sousa :)

Dogus disse...

A Croácia baralhou as contas ao pessoal...

Anónimo disse...

1. A Croácia jogou muito!!! (ao contrário do primeiro jogo contra a Áustria;

2. Só complicou... à Alemanha, que vai ter (se não perder com a Áustria) de levar connosco já nos quartos de final;

3. Dada a naturalidade com que surgiu a notícia (saída do Socolari) pensei que estivesse combinado o timing (após o apuramento)... mas parece que não... e as reacções da malta (leia-se jogadores) não me têm agradado...
Como diz o cego: a ver vamos...

Vitor Hugo disse...

Que me digas que Klinsmann e Van Basten fizeram um bom trabalho está bem, agora o Donadoni não...

Não é pela derrota por 3-0, porque depois de levar com duas batatas a Itália até jogou bem... Qualificou-se à rasca e ninguém gosta dele... Segundo o que li num jornal italiano (ler italiano não é o meu forte) há jogadores no grupo que não se dão muito bem com ele... um deles é o Panucci, que chegou a ser colega do Donadoni no Milan... Mas com os problemas nas outras selecções posso eu bem!

Não gostava de ver o Paulo Sousa na selecção... é um cagãozito (desculpem a expressão)
Qualquer dia pomos lá o salvador da pátria... o Rui Costa!!!

A melhor opção para mim era o regresso do Humberto Coelho! Melhor opção e a que eu gostava de ver. A hipótese Agostinho Oliveira também me parece boa...

A minha equipa para domingo seria:
- Nuno
- Miguel
- Fernando Meira
- Bruno Alves
- Jorge Ribeiro (não joga nos amigáveis e se não for a feijões tb não)
- Floribela
- Raul Meireles
- Nani
- Ricardo Quaresma
- Helder Postiga
- Hugo Almeida

Dogus disse...

4x4x2. A tal mudança.

Quanto ao Paulo Sousa, também acho o mesmo... Ele é mais comentador que treinador, acho eu...

Vendo por aí, podemos arranjar uma comissão técnica composta por: Luís Freitas Lobo, Rui Santos e outro gajo que comenta na SIC notícias, já mais velho, que acho que é do sporting (só digo isto para o poderem identificar), acho que era guarda-redes e que eu DETESTO ouvir ...

lagarto, lagarto, lagarto... batam 3 vezes na madeira!

joão matos disse...

Épa aqui só se fala de futebol :) vamos lá mas é a mudar de assunto porque senão tenho que meter umas farpas tb neste blog :) hi hi hi

Anónimo disse...

Atenção!!! Eu não gosto da "pinta" de "sabe-tudo" do Paulo Sousa...
Falava do conceito de ex-jogador que nada provou e que não tem nada a temer... porque a herança é pesada...

Os media (1ºs e eternos defensores do Socolari...) farão a vida negra com comparações a quem quer quer venha a seguir...

Dogus disse...

Por mais que se diga que não, a herança é pesada. Foi um 2º lugar no Europeu e um 4º no Mundial, em 2 anos seguidos.

Eu não gostava de ver o Paulo Sousa, sinceramente...

Achava o Humberto Coelho uma belíssima alternativa, mas há uma coisa que não gosto muito dele: é um pouco vaidoso. Fez um EXCELENTE trabalho na nossa selecção (e jogávamos bem à bola!), mas por vezes mostra alguma falta de humildade. Em todo o caso, já assinou pela Tunísia, portanto é uma carta fora do baralho...

Face a isto continuo a achar que o melhor é o Agostinho Oliveira...