sexta-feira, setembro 28, 2007

1 euro (?!?) uma vida...

Bom, a minha cunhada colocou no blog dela um post sobre esta nova iniciativa da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, da Fundação EDP da RTP e da ARTelecom.

Fui pesquisar e nos moldes em que está feita a iniciativa só tenho uma coisa a dizer: NÃO OBRIGADO!

Porque é que eu tenho de ligar para um número para fazer uma doação E pagar IVA? Para onde vão os 21% a mais? Porque é que o Estado não usa esses 21% para ajudar o Hospital??? Porque é que o Hospital e a Fundação EDP entram neste esquema??? Porque é que não dizem abertamente que dos 60 cêntimos da chamada apenas 48 vão para a doação? "Os restantes 12 cêntimos são custos directos de utilização do sistema informático" (notícia do portal da saúde)... se este funcionar. Porque se for como o sistema do ministério das finanças está tudo tramado...

Ou seja, no total eu pago 72,6 cêntimos mas para o projecto apenas ficam 48. Quase 34% são "desperdício"!!! Não tem nada a ver com eu pagar 24,6 cêntimos a mais. Mas basta fazer umas contas engraçadas. Para atingir 100000 euros reais (o valor que hoje ouvi ser necessário) são necessários 208333 chamadas. Que multiplicadas pelos 24,6 cêntimos que se perdem dá 51250 euros!!! Mais de 10000 contos!!! Só mesmo num país como Portugal!!!

Onde está o velhinho método de colocar o NIB? Se alguém souber o NIB eu sou capaz de doar 20€, 30€ ou até mais. Mas por este sistema não brinquem comigo...

Se isto não for assim, corrijam-me. Se for... divulguem esta VERGONHA!

3 comentários:

joão matos disse...

Pois é Dogus, isto de ajudar tem muito que se lhe diga...e acabamos quase sempre a 'ajudar' meia duzia de gulosos que a cada mandato tem 'necessariamente' que substituir os BMW's topo de gama apenas porque é assim q está instituido. Enfim, neste país só se paga mesmo por duas coisas: por tudo e por nada.
Parece-me que tanto o teu raciocinio como as tuas contas, estão correctos, assim como a tua atitude de indignação.

Dogus disse...

Acho um abuso aproveitarem-se destas coisas... Uma iniciativa que tinha tudo para dar certo, ainda mais com bebés ao barulho...

Se não me engano teve até agora cerca de 600 telefonemas (isto se eu ouvi bem)...

Vitor Hugo disse...

realmente é um bocadinho (dakeles mt grandes) VERGONHOSO!!!