quinta-feira, janeiro 28, 2010

Gripe A

Pensava que a febre tinha passado, mas chego à conclusão que não.

O Rui está doente desde Sábado, com alguma tosse, pieira e expectoração. Tudo normal para uma criança que tem alguns problemas com alergias (ou não fosse ele alérgico a estar sossegado mais do que 5 minutos).

Ao fim de 4 dias, com a temperatura a parecer a bolsa portuguesa e a andar entre os 35º e os 40º, estava chegada a altura de o levar ao hospital (principalmente porque no 4º dia a febre apareceu só à noite e não há médicos à 1h da manhã). Lá fomos às urgências ao sítio do costume. Após a primeira triagem saem o Rui e a mãe com uma máscara na cara. Piada só uma: o Rui fica engraçado com aquilo.

Passo seguinte: a criança é atendida noutra sala, que a meu ver, se há suspeitas destas, devia ser relativamente junto à triagem (mas devo ser eu a imaginar coisas, provavelmente). Mas não! Volta a passar pelo atendimento das urgências (como é uma criança com uma máscara todos se riem), passamos pela RUA (suponho que para a febre baixar) e vai para uma ala onde só pode entrar um acompanhante. Abriu uma enfermeira que avisou: "só pode entrar uma pessoa". E o bom do pai voltou para a sala de espera das urgências pediátricas, onde não estava ninguém, para acabar de ver o CSI (e estava mais quente...).

Passados 20 minutos (mais coisa menos coisa), lá vê eles. O Rui tinha feito teste à Gripe A, porque tinha uma ponta de febre e tosse, sintoma relacionado com os problemas dele. Mas o que mais me chateia é que duvido que alguém acreditasse que aquilo era mesmo gripe. O Rui traz um medicamento para tomar (mau como o diabo), a mãe por estar barriguda é aconselhada a tomar Tamiflu (que não tomou). Porque é que digo que ninguém deve ter acreditado que aquilo era alguma coisa? Porque das duas uma: porque ou é isso ou então não se importam que o pai seja contagiado e vá contagiar toda a gente com quem lida diariamente, porque não foi dado um único conselho nem tomada medida nenhuma para a profilaxia.

A propósito: o teste deu negativo. Eu estou tão surpreendido como pelo facto de neste momento não estar a nevar aqui...

1 comentário:

Ana disse...

Há coisas fantasticas, não há???!!!

:P

A propósito.. só aqui em Portugal é que a gripe se chama A, nos outros sitios é gripe dos porcos mesmo!!! lol... somos muita finos!!!