segunda-feira, março 19, 2007

Um dia do pai... especial!

A noite passada foi uma noite muito especial. As saudades do meu afilhado apertavam já há alguns dias. E hoje decidi que tinha que o ver... e lá fui, mais a minha grávida, a caminho de Arraiolos.

E no caminho ia a pensar: “Epa, amanhã é também o meu dia!”. Não foi a primeira vez que tomei consciência de que vou ser Pai; não é a primeira vez que tomo consciência de que, de certa forma, já sou Pai. Mas foi talvez a primeira vez que pensei que efectivamente é o meu dia! Ainda que especial, pelo facto do Rui Miguel ainda não ter nascido (era bonito que fosse durante o dia de hoje, mas ainda é cedo, e tudo tem o seu tempo).

Mas aproveito para deixar uma pequena homenagem a dois Pais que já o são “efectivamente”: o meu Pai e o Pai do Miguelito.

Não me canso de agradecer ao meu Pai por tudo o que me deu. A maior parte das pessoas que vão ler este post sabem o que o meu Pai me deu (e continua a dar). Para quem não conhece, desengane-se de pensar que estou a falar de coisas materiais.

Quanto mais o tempo passa, mais me considero uma pessoa de sorte! Sem verdadeiros luxos, nunca me faltou nada. Sempre tive brinquedos: legos, playmobies, bolas, computadores/consolas (primeiro o Spectrum, depois os pc’s e até uma megadrive), rádios... até um cãozinho (lindo e fofo!). Mas nada disso faz sentido sem a verdadeira essência dos brinquedos: ter com quem brincar! E esse é mais um verdadeiro motivo de lhe agradecer (e já agora à Mãe... apesar de hoje não ser o dia dela): OBRIGADO pelo Hugo, pelo Vitinho e pela Carlita (o Hugo já é Pai, tem que se ter mais respeito...).

E passados 25 anos agradeço também a outro Pai: ao do meu afilhado (e à Mãe...). Quanto mais o tempo passa, mais me considero uma pessoa de sorte! Até poderia nunca ter tido um único brinquedo... Poderia até acontecer que o Miguel não fosse meu afilhado: seria sempre o meu sobrinho lindo e fofo! Não gosto mais dele do que a Carlita ou o Vitinho gostam! Mas acreditem, há sentimentos que são muito especiais. E eu ontem à noite fui completamente arrebatado! É impossível descrever...

Que mais posso dizer? Ser filho assim é muito bom! Ser irmão assim é muito bom! Ser padrinho assim é muito bom! Isto já está a descambar um pouco, pois o post é para o dia do Pai. Fica aqui então o agradecimento ao meu Pai; depois um agradecimento ao Hugo... E porque eu quero ser um bom Pai, deixo um poema que achei na net (não é meu).

Pai,
vens com olhos cansados,
os dedos gretados,
os pés doridos,
os sonhos moídos.
Onde colheste o sorriso
que me dás
como uma flor?

Queria acabar este post deixando um beijinho à minha colega de doutoramento Cristina. Um dia muito ingrato para ela... Mas o importante é que eu tenho a certeza que ela é o orgulho do Pai! Tal como o Pai é um dos orgulhos dela!

8 comentários:

Carla disse...

Mais uma vez veio uma lagrimazita aos meus olhos... Isto de uma pessoa estar mais sensível é muito mau... :)
Deixo aqui um beijinho ao meu pai, q tb me orgulho de me ter criado a mim e aos meus manos, apesar das dificuldades por q passou, mais numas alturas q noutras!
Aproveito para dar os parabéns ao meu amori q vai ser pai daqui a dias! E q eu sei q vai ser um dos dias mais felizes para ele (tal como para mim), já q o desejo era mmo mto grande... E tive de ceder! :)
Parabéns tb ao avô Zé, por ser um grande amigo e q está sempre disposto a ajudar toda a gente!
E por fim, parabéns ao tio Hugo q já é pai há 1 ano e 3 meses do meu afilhado lindo "emprestado" Miguelito!
Mtos beijinhos a todos os papás q conheço! Tenham um feliz dia!

ita disse...

Ok, confesso que vim ao teu blog pelo cão, mas gostei muito do teu post!! E vivam os bons pais desse mundo, sei que JÁ és um deles! Parabéns!
kiss

Dogus disse...

:)

Anónimo disse...

QUE BOM É SER PAI.
MAS SÓ É PAI,QUEM É FILHO.
HÁ MUITO QUE NÃO VINHA POR AQUI. FUI ALERTADO PELO PAI MAIS NOVO DO CLÃ. E VALEU A PENA E VOU AGORA DAR UMA VISTA GERAL PELO QUE POR AQUI ANDA. É QUE DESDE O TEMPO DA CAMPANHA PARA NÃO HAVER PAIS COM ALEGRIA QUE NÃO VENHO AQUI...
PAULO, DE FACTO O SER-SE PAI ABRE-NOS OUTRAS PERESPECTIVAS E TAMBÉM OUTRAS SENSIBILIDADES.
SÓ TU, PORQUE FILHO, ME "OBRIGASTE" A ENTRAR NA LUZ. FOI E É BOM, PORQUE BOM PARA O MEU FILHO. SE NECESSÁRIO, COM OS MEUS FILHOS E PELOS MEUS FILHOS, ESTOU DISPOSTO A SENTIR A FALTA DE AR QUE AQUELES "ARES" ME PROVOCAM.
MAS VOLTEMOS AO PAI.
AS DEFINIÇÕES SÃO MUITO POBRES PARA UMA VIVÊNCIA TÃO GRANDE...
IREIS VER COMO É TÃO PRODIGIOSAMENTE BELO COMTEMPLAR O FRUTO DO VOSSO AMOR, QUE NÃO SE LEMBRARÃO DAS DIFICULDADES EM LAPIDAR, OU SEJA, AJUDAR A CRESCER, TÃO BELOS DIAMANTES.
DISSE AO PRINCÍPIO, QUE SÓ É POSSÍVEL SABOREAR QUÃO BOM É SER PAI, QUANDO SABOREAMOS O BELO QUE É SER FILHO.
NÃO DUVIDO QUE IREIS SER BONS PAIS E NO CASO DA CARLITA BOA MÃE, PORQUE SOIS BONS FILHOS. (ESTE RACIOCÍNIO É EXTENSIVO ÀS FILHAS QUE VÓS ADOPTASTES PARA MIM).
UMA ORAÇÃO DIRIGIDA AO PAI, NOSSO SENHOR E CRIADOR, ELEVEI HOJE PELO MEU PAI, QUE TAMBÉM FOI VOSSO PAI E A QUEM CHAMÁVEIS AVÔ.
QUANDO O PAI, NOS DEIXA FÍSICAMENTE, FICA-NOS O VAZIO DA VOZ QUE É MAIS DO QUE CONSELHO OU REPREENSÃO: É PORTO SEGURO!
OBRIGADO PAI, PELO QUE FIZESTE POR MIM E PELOS MEUS FILHOS.
DE FACTO, E LI ISTO, NO DIA 2 DE FEVEREIRO DE 2003, SÓ NOS APERCEBEMOS QUE SOMOS VERDADEIRAMENTE ADULTOS QUANDO FICAMOS ORFÃOS.
PARA VÓS QUE SOIS PAIS, UM BOM E SANTO DIA DO PAI, VIVIDO NA ALEGRIA E NA EXPECTATIVA DOS VOSSOS FILHOS E MEUS NETOS.
PARA VÓS OS QUATRO+2, UM TERNO
BEIJO E UM SINCERO OBRIGADO PELOS FILHOS QUE SOIS E QUE ME FAZEM SENTIR TÃO FELIZ PELO FACTO DE SER O VOSSO PAI.
QUE DEUS PAI, QUE NOS CONCEDEU O DOM DE COLABORAR COM A OBRA DA CRIAÇÃO, VOS ABENÇOE E VOS PROTEJA.
(ÀS 18 HORAS, TODOS A FAZER UNIDADE COM A NOSSA CARLITA, POIS VAI MOSTRAR O TALENTO E A ARTE DE SABER TOCAR PIANO)

Anónimo disse...

Foi lindo!
Foi fabuloso!
Foi expectacular!
A minha filha, no dia do Pai, tocou e encantou o 3º andamento da Sonata K 331 em Lá M de W. Amadeus Mozart.
Como me lembrei da alegria do meu Pai ao ver e ouvir os Netos a tocar e a cantar.
Bem hajam rapazes e rapariga pelas alegrias com que nos brindam.

Vitor Hugo disse...

Vamos ao k interessa...

Grande VELHO... (e digo VELHO com todo o carinho e amor...)
Esta é pra ti... (ouve... sei k vais gostar)

http://www.youtube.com/watch?v=RIgiZj27odI

Beijo grande,
Vitinho

Anónimo disse...

VITINHO,
JÁ TINHAMOS FALADO DE MANHÃ.
TINHA PENSADO NESTA CANÇÃO. É BONITA E É ISTO MESMO. CABELOS BRANCOS OU FALTA DELES UM PAI É SINÓNIMO DE TANTA COISA. SOBRETUDO, SER PAI, RIMA COM FILHOS MUITO BONITOS E MUITO BELOS QUE SABEM ESTAR PRESENTES APESAR DAS DISTÂNCIAS.
OBRIGADO

Anónimo disse...

Embora só agora venha comentar, li o post no dia em que o colocaste e, como seria de esperar, "toucou-me" bastante...

Obrigada, de coração, pela "dedicatória", mas, acima de tudo, pela força e pelo apoio que me tens dado...É muito bom saber que podemos contar com pessoas como tu :D

Keria deixar um beijinho à Carla, que deve estar uma mamã linda (isto pq os pais não o seriam se não houvesse a mamã...eheheh) e um outro para ti, já que este dia também foi teu :)

Por fim, acho que é importante referir que este dia do pai deve ter particular "magia", para os pais que, como o teu, se orgulham de ter filhos como tu...A tua personalidade é a melhor prenda que ele pode ter...penso que se sentirá feliz todos os dias por isso...

Rui Miguel com um papá e uma mamã destes, deves estar ansioso por vir comemorar dias como este...heheeh

Beijinho,

Cristina