terça-feira, janeiro 02, 2007

Sem palavras...

Já sabia que o Sr. Engenheiro, treinador do meu clube, é um homem católico. Hoje vem uma grande entrevista n'A Bola com ele e acho que ultrapassa as medidas a qualquer um! Começa com uma história sobre o pai e um rapazito. Segue-se uma entrevista muito esclarecedora... Pouco se fala de futebol. Muito se fala do que é ser Cristão! O que, num jornal desportivo, não é normal! Deixo-vos algumas passagens, para saborearem...

"Porém, eu já coloquei esta questão a um amigo meu que é ateu: «Se Deus, de facto, não existe, para quê negá-lo?» "

"O grande problema é que há muita gente a querer mudar o mundo e esquece-se de se mudar a si próprio."

"— Mas a Igreja, por vezes, não dá os melhores exemplos...
— Pois não. Mas há uma grande diferença entre o que é a doutrina da Igreja de Cristo e os homens que a servem. E isto é válido para outras religiões, porque não conheço nenhuma que não pregue o bem. Posso dizer até que conheço pessoas boas, que vão ter na outra vida um lugar melhor do que o meu e que nunca foram à igreja.
— Assim sendo, vale a pena ir à igreja?
— Claro que sim. Ali há um caminho e se o percorrermos também lá chegaremos."

"Tenho convicções na vida e sempre pautei por elas o meu comportamento. E não tenho a mais pequena intenção de alterar este padrão comportamental. As pessoas têm de me aceitar como sou. E se sou pela vida, não faria sentido outro comportamento."

"No campo do «não», ninguém quer penalizar as mulheres. O que defendemos é a vida e esta começa no momento da concepção. Da mesma forma que, em nome da defesa da vida, ou contra a pena de morte. Mas voltando à questão do aborto, atentem neste exemplo: há um indivíduo que entra num supermercado e rouba. É crime? Claro que sim. Porém, depois vem a saber-se que tem 10 filhos, tinha sido despedido no dia anterior e não tinha comida para lhes dar. Continua a ser crime, porém, com muitas atenuantes. E se calhar a pena não passará de um trabalho cívico. Mas o fundamental é resolver a questão social subjacente ao crime."

"— Se alguma vez se vir numa situação desesperada, aceita pedir ajuda para morrer?
— Não, nunca. Eu não pedi ajuda para nascer, também não vou pedir para morrer. O que digo é que no dia em que a morte tiver de chegar que chegue de forma rápida. Mas se assim não for... quem tem fé acredita que o sofrimento é uma maneira de alcançar outro patamar. Nem aborto, nem eutanásia, nem pena de morte. Não há o direito de tirar a vida a alguém."

"— E se um dos seus filhos fosse vítima de um acto desses [violação], não repensaria essas convicções?
— Acredito no direito à vida. Porém, sou suficientemente humilde para, numa situação dessas, lembrar o provérbio «não digas dessa água nunca beberei.» Mas aí deixa de ser a razão e passa a ser a emoção a falar."

E como nos dias que correm falar do direito à vida é o mesmo que falar no não ao aborto, fica uma passagem da Convenção dos Direitos da Criança:

"como indicado na Declaração dos Direitos da Criança, adoptada em 20 de Novembro de 1959 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, «a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais, nomeadamente de protecção jurídica adequada, tanto antes como depois do nascimento»". E NUNCA a melhor protecção para uma criança é a morte...

6 comentários:

Vitor Hugo disse...

Eu sempre disse k o tipo era bom homem e inteligente...(aliás é engenheiro) ñ percebe é patavina d futebol!!! Eu nunca gostei mt dele como treinador, apesar d nos dado o penta!

D resto axo k esteve mt bem... e digo-o com toda a convicção k ainda bem k o disse. Acredito piamente k mt boa gente do benfica votará NÃO à conta disto... Como nós sabemos mt do "zé povinho" (do benfica e dos outros) vai atrás d qq coisa e já k são 6 milhões pode ser k votem mts...

Vitor Hugo disse...

Mas isto aki o pessoal anda todo mt calado...

Dogus disse...

Ontem pensei exactamente o mesmo... será que alguns benfiquistas vão lá pôr o não por causa da entrevista?... espero que sim! A verdade é que ele é muito boa pessoa, mas como treinador acho que não será tanto... tomara que me cale no final da época...

Mas já agora, se ele fizer com que o Simão diga que vota não e com que o Mantorras diga que votaria não se pudesse, aí estava ganho...

Anónimo disse...

Este post é um pouquinho grande... Só depois de se ler é q se pode comentar...
O "sim" pela vida... A parte final do post diz tudo qto a mim! Fala-se muito sobre o aborto, até pq o referendo é já dia 11 de Fev. mas o importante é q nós (a maioria q aqui vem) vai votar contra a liberalização do aborto!... Só temos 1000 assinaturas em Évora contra o aborto... Precisamos de mais 4000! Não se esqueçam de assinar!

licínia disse...

já assinei

Anónimo disse...

Eu também já asinei.

Agora uma novidade, O Governo retirou o subsidio de nascimento, casamento e outros a 5 Ministérios.
PORQUÊ a 5, esses são enteados? Ainda não percebi porquê a esses 5. Alguém me explica?
Que será que aconteceu à M.E. para ela ter tanto pó aos Prof?
Gostava mesmo de saber.
E outra coisa, já aumentaram tudo, o pão, o gás, a electricidade, etc, e o meu ordenado? Está congelado e não há maneira de o descongelarem.