terça-feira, novembro 10, 2009

Um (triste) regresso ao futebol...


Há notícias que nos apanham completamente desprevenidos e que custamos a assimilar. Esta é uma delas. Abrir a página de um jornal e ver "Morreu Robert Enke" deixou-me de boca aberta durante largos segundos.

Habituei-me a ver este calmeirão (que parecia mais pequeno na tv) a defender as balizas do meu Benfica. Um guarda-redes que sempre gostei, que veio para substituir outro guarda-redes: o Preud'Homme (sem dúvida o melhor que vi defender no Benfica)... e que, para mim, a seguir ao Belga, foi mesmo o melhor.

Criticado por muitos pela sua nega na renovação (sendo que foi para o Barcelona), fiquei sempre apaixonado pela sua forma de defender. Fiquei muito contente quando o vi na selecção alemã. Fiquei perplexo quando vi que lhe tinha morrido a filha. Fiquei triste quando soube da (estranha) infecção que o vitimou nos últimos meses. Fiquei feliz quando o ouvi dizer que gostaria de voltar um dia ao Benfica. Ainda há 15 dias, em comentário com uns formandos, disse eu próprio que gostava que ele voltasse. Mas não vai voltar. Nem ao Benfica nem a mais nenhum relvado.

O que faz um homem, de 32 anos (meses mais novo que o meu irmão mais velho!), bem sucedido, a caminho de ser seleccionado para um Mundial de futebol, atirar-se para a frente de um comboio?!? Estranha vida, esta...

Pode-se dizer a velha história de que quando morrem são todos bons. Mas a primeira coisa que eu me lembrei, quando vi a notícia, é que lhe tirei uma fotografia, ao vivo, com a Carlita. E atestei a sua simpatia, em 2000 (salvo erro), no Estoril. E esta vai ser a imagem, ao vivo, que eu terei deste homem que hoje roubou a sua própria vida...

2 comentários:

Vitor Hugo disse...

Foi em 2000 sim senhor...
Só hoje é que me disseram, que eu nem me tinha paercebido!!! Também fiquei um bocado perplexo e a fazer a mesma pergunta: "o que faz um homem destes atirar-se para a frente de um comboio?"
Há coisas incompreensiveis...

CarlaFerreiraMendes disse...

Ainda tenho a fotografia...