domingo, junho 07, 2009

Resultados eleitorais

23h27m: falta apurar os resultados de apenas uma freguesia, o que corresponde ao último eurodeputado a eleger por Portugal. Tenho alguns resultados que gostaria de comentar.

Em primeiro lugar, gostava de apontar o total de inscritos. Em 2004 eram 8768013; em 2009 o total de inscritos foi de mais de 9600000. Em 5 anos, o número de eleitores aumentou 1 milhão... ou talvez não! Por causa do cartão do cidadão (ex-cartão único, pois ficava mal dizer que tínhamos tirado o CU...), aos 17 anos o recenseamento é automático. Temos então eleitores que... não podem votar. Ou seja: temos abstenção sobrestimada. Em todo o caso, uma abstenção de mais de 60% (ou próximo, no caso de retirarem alguns não-eleitores) é uma vergonha para os partidos. Mas até votaram mais pessoas que há 5 anos.

O PSD ganhou as eleições. Teve os mesmos votos este ano, que há 5 teve em coligação com o PP. O BE é o segundo maior vencedor das eleições (assustador, mas é...). O PP o terceiro maior vencedor: de sondagens de 2% ou 3% passar para 8,4% é obra (com um orçamento mínimo). O enorme derrotado é o 1ºM e o PS (perderam 600000 votos!!!). Uma rotunda chapada que me fez saltar às 20h!!! Não pela vitória do PSD (as últimas sondagens fizeram-me vacilar, mas acabei por ser fiel aos "meus princípios"), mas pela derrota do PS.

A propósito das sondagens, um rotundo erro a favor do PS. Porquê ou porque não, a verdade é que isto me assusta. Já o disse várias vezes: acho muito estranho que perante tanto descontentamento se continuasse a votar PS. E isto assusta-me porque por vezes faz-me pensar se não há alguma mão marota nas sondagens... E a SIC aponta uma sondagem para as legislativas que dá 39% ao PS. Será verdade? E esquecem-se (como sempre se esqueceram) dos que votam "outros" que não as 5 forças políticas. É que todas as sondagens, para além de PSD, PS, BE, CDU e PP apontavam cerca de 4% ou 5% de "outros". E nestas eleições foram 12% (os 7 pontos que "fugiram" ao PS). Para mostrar a importância que dou a esta sondagem, o mesmo canal (no site online) indicava que fez uma outra sondagem a quem votou hoje e a resposta foi... 72%!!!

Mas o que me deu muita alegria, confesso, foram os resultados dos votos em branco. Quem segue o meu blog percebe porquê. De 87000 passaram para 164831. 4,63% de votos brancos (não se juntam os nulos): a 6ª maior força política. Esta uma verdadeira chapada não só ao PS mas sim a todos os políticos. Quase 165000 pessoas saíram das suas casas, deslocaram-se às mesas de votos para... dobrar o boletim duas vezes!!! Em Leiria os votos brancos foram a 5ª força política, com 7,07% dos votos (!) à frente da CDU...

E já que neste momento falta apurar um deputado (à partida para o BE), com 165000 votos, isso daria um deputado. Não fosse a contradição de pedir para votar nos apoiantes do voto em branco (em vez de votar branco) e até metia piada dizer que o MOVOBRA (ou outro qualquer movimento do género) teria um representante no Parlamento Europeu...

Post Scriptum: neste momento estão apuradas as 2640 freguesias e o deputado continua por apurar. Faltam apurar 39 dos 71 consulados portugueses espalhados pelo mundo. Os resultados oficiais não apontam esse deputado ainda. O que eu me ria se o terceiro deputado não fosse para o BE... (não só porque ele já fez o discurso de agradecimento mas também porque a SIC teimava em apontar o terceiro deputado para lá, quando oficialmente não havia nada).

2 comentários:

Carla disse...

Ao nosso Primeiro Ministro só faltou mesmo chorar! Ihihih!

Dylan disse...

Era só para felicitá-lo pelo blog e deixar um abraço benfiquista.