segunda-feira, março 26, 2007

O Maior Europeu de sempre!

No seguimento do sucesso (?!?) do programa de ontem, acho que devíamos lançar o programa d'"O Maior Europeu de sempre!". Proponho já os 10 finalistas:

António de Oliveira Salazar
Benito Mussolini
Adolph Hitler
Francisco Franco
Nicolae Ceausescu
Slobodan Milosevic
Estaline
Lenine
Nikita Kruschev
Saddam Hussein (se a Turquia vai entrar na União Europeia, mais cedo ou mais tarde também o Iraque entra...).

É difícil escolher em quem votar...

Post Scriptum: por sugestão de um leitor (ao qual desde já agradeço), acrescento mais um fantástico nome para os grandes europeus de sempre: o General Tito...

quarta-feira, março 21, 2007

Dia da Árvore e Dia da Poesia... e menos 3 dias para o Rui Miguel estar escondido!

Não é propriamente por ser o dia da Árvore que hoje aqui escrevo. Não sou ecologista (mas também não tenho nada contra o meio ambiente nem contra a Natureza). Também não é por ser o Dia da Poesia. Gosto muito de escrever, mas este post também não está propriamente relacionado com a poesia.

Ouvi uma frase no meu 7º (ou terá sido no 8º?) ano pela minha (horrível) professora de Português de então (Vitinho, lembras-te dela? Aquela que veio de Lisboa? Nem me lembro do nome dela...). Nunca pensei muito verdadeiramente nela, até porque não a considero totalmente verdade. É qualquer coisa assim do género: "Um Homem só estará completo quando plantar uma árvore, tiver um filho e escrever um livro".

Lembro-me da escola primária em que todos os anos plantávamos uma árvore (era ou não era Sr. Eng.?); o livro não foi mais que uma "obrigação", pois a dissertação tinha mesmo que ser feita... E agora veio o filhote. De todas aquela que me faz sentir mais completo é claramente o filho. Como referi não concordo em absoluto com esta frase. Vale o que vale...

Acordei a lembrar-me do dia da árvore, na minha escola primária. E depois ouvi na tv que era dia da poesia. Automativamente me lembrei da frase e associei os momentos com o do futuro nascimento do meu filhote... Ainda não é o dia do meu filho... mas já não está longe! Está, aliás, mais perto do que pensávamos. Porque ontem a médica chegou à conclusão que a data prevista para o nascimento não é o dia 14 mas sim o dia 11 de Abril... Menos três dias que faltam :) 3 semanas apenas...

terça-feira, março 20, 2007

Depois do dia do Pai... o dia da Nossa Mãe!

Somos muitos a agradecer a mandar um beijinho de parabéns! Porque a Mãe faz anos... O papel da Mãe é, como o do Pai, um papel que nem sempre se vê e ao qual nem sempre se dá valor... Nós próprios, os filhos, por vezes somos injustos... E aí se vê a importância da Mãe. Como o Pai da parábola do filho pródigo, a Mãe está sempre de braços abertos; como Maria, a Mãe ouve e guarda no seu coração... A Nossa Mãe é assim... A Nossa Mãe é uma Grande Mãe! A Nossa Mãe mantém a vela acesa; a Nossa Mãe esconde-se na nossa sombra se necessário; a Nossa Mãe tem quatro filhos maravilhosos (modéstia à parte) mas que só o são porque eles tiveram uma Mãe Maravilhosa!

Um grande beijinho de Parabéns e um Obrigado!

Hugo
Paulo
Vitor
Carla

Pensavas que era a quadruplicar? Mas há mais!
Zé Carlos (porque a Mãe é Mulher)
Licínia e Carla (porque a Mãe é Sogra)
Miguel e Rui Miguel (porque a Mãe é Avó)
Dogus (porque a Mãe é Dona)


Post Scriptum: e nós cumprimos o papel de Filhos, Marido, Noras, Netos e Cão - que é o de chagar a cabeça à Mãe...

segunda-feira, março 19, 2007

Um dia do pai... especial!

A noite passada foi uma noite muito especial. As saudades do meu afilhado apertavam já há alguns dias. E hoje decidi que tinha que o ver... e lá fui, mais a minha grávida, a caminho de Arraiolos.

E no caminho ia a pensar: “Epa, amanhã é também o meu dia!”. Não foi a primeira vez que tomei consciência de que vou ser Pai; não é a primeira vez que tomo consciência de que, de certa forma, já sou Pai. Mas foi talvez a primeira vez que pensei que efectivamente é o meu dia! Ainda que especial, pelo facto do Rui Miguel ainda não ter nascido (era bonito que fosse durante o dia de hoje, mas ainda é cedo, e tudo tem o seu tempo).

Mas aproveito para deixar uma pequena homenagem a dois Pais que já o são “efectivamente”: o meu Pai e o Pai do Miguelito.

Não me canso de agradecer ao meu Pai por tudo o que me deu. A maior parte das pessoas que vão ler este post sabem o que o meu Pai me deu (e continua a dar). Para quem não conhece, desengane-se de pensar que estou a falar de coisas materiais.

Quanto mais o tempo passa, mais me considero uma pessoa de sorte! Sem verdadeiros luxos, nunca me faltou nada. Sempre tive brinquedos: legos, playmobies, bolas, computadores/consolas (primeiro o Spectrum, depois os pc’s e até uma megadrive), rádios... até um cãozinho (lindo e fofo!). Mas nada disso faz sentido sem a verdadeira essência dos brinquedos: ter com quem brincar! E esse é mais um verdadeiro motivo de lhe agradecer (e já agora à Mãe... apesar de hoje não ser o dia dela): OBRIGADO pelo Hugo, pelo Vitinho e pela Carlita (o Hugo já é Pai, tem que se ter mais respeito...).

E passados 25 anos agradeço também a outro Pai: ao do meu afilhado (e à Mãe...). Quanto mais o tempo passa, mais me considero uma pessoa de sorte! Até poderia nunca ter tido um único brinquedo... Poderia até acontecer que o Miguel não fosse meu afilhado: seria sempre o meu sobrinho lindo e fofo! Não gosto mais dele do que a Carlita ou o Vitinho gostam! Mas acreditem, há sentimentos que são muito especiais. E eu ontem à noite fui completamente arrebatado! É impossível descrever...

Que mais posso dizer? Ser filho assim é muito bom! Ser irmão assim é muito bom! Ser padrinho assim é muito bom! Isto já está a descambar um pouco, pois o post é para o dia do Pai. Fica aqui então o agradecimento ao meu Pai; depois um agradecimento ao Hugo... E porque eu quero ser um bom Pai, deixo um poema que achei na net (não é meu).

Pai,
vens com olhos cansados,
os dedos gretados,
os pés doridos,
os sonhos moídos.
Onde colheste o sorriso
que me dás
como uma flor?

Queria acabar este post deixando um beijinho à minha colega de doutoramento Cristina. Um dia muito ingrato para ela... Mas o importante é que eu tenho a certeza que ela é o orgulho do Pai! Tal como o Pai é um dos orgulhos dela!

sexta-feira, março 09, 2007

Eu, Rui Miguel!

Eis a foto que me tiraram ontem! O que será aquilo ao pé da minha cara? Será a minha mão? Não se sabe... segundo o médico pode ser a placenta ou outro qualquer material esquisito (acho que é um bocado grande para ser a minha mão...).

A próxima vez que virem a minha cara vou estar menos pálido...

Já tenho cerca de 42/43 cm... E perto de 2,5kg. Mais 250g por semana... façam continhas!

Beijinhos... e até breve!

quarta-feira, março 07, 2007