sábado, março 12, 2011

Há datas marcantes...

Num dia triste pus-me a pensar na minha vida profissional que começou no início do mês e que infelizmente a avó não teve a oportunidade de saber das últimas notícias, que certamente a deixariam orgulhosa.

No início do mês assinei contrato com a Universidade de Évora e comecei a dar aulas na Escola Superior Agrária em Elvas. Denominador comum: dia 1 de Março. E que tem este dia de importante? Para mim tem muito: facilmente reconhecem o dia de aniversário de quem sempre serviu como um farol nestas andanças. E que curiosamente há alguns dias até lançou um livro.

Serve por isto este post para homenagear a minha Madrinha! Que hoje merece um duplo beijo: por servir de farol e para lhe dar força neste dia difícil. E assim de ressalto vai também um beijo para a minha Mãe... porque pelo mesmo motivo hoje foi dia difícil... e porque sempre serviu de farol (ainda que de outro modo).

4 comentários:

licínia disse...

Certamente que ela estará orgulhosa do neto. Boa sorte nesta nova etapa.

Anónimo disse...

Paulinho,
Ela sabe e está contente, feliz e orgulhosa.
É a comunhão dos santos em que acreditamos.
É o que nos diz S. Paulo: “Com a morte a vida não acaba, apenas se transforma”.

Ela e os outros avós, olham embevecidos para o neto, que os vai mimando com alegrias.

“Parvas” de alegria e orgulho estão a Mãe e a Madrinha.
Os mesmos sentimentos têm quantos contigo partilham a vida nesta peregrinação terrena.

Neste início de Quaresma e na aurora da Primavera, que são o início de nova vida…
Neste momento em que vivemos a saudade de alguém e que nos leva a dizer como Sto. Agostinho “Que a dôr de te ver partir, não ofusque a alegria de te ter conhecido.”
Neste momento em que a nossa pequenez, a nossa angústia nos leva a dizer “Mas crianças Senhor, porquê tanta dôr?” lembro-me do telemóvel, aquele objecto que parece indispensável à nossa vida.

Imaginemos o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia da mesma forma que tratamos o nosso telemóvel!
Se carregássemos sempre a nossa Bíblia no bolso?
Se olhássemos para a Bíblia várias vezes ao dia?
Se voltássemos para ir buscá-la quando a esquecemos em casa, ou no escritório... ?
Se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
Se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
Se a oferecêssemos de presente às crianças?
Se a usássemos quando viajamos?
Se a fossemos buscar em caso de emergência?
Ao contrário do telemóvel, a Bíblia não fica sem sinal.
Ela ‘tem rede' em qualquer lugar.
Não é preciso preocuparmo-nos com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.
E o melhor de tudo: não fica sem sinal, não cai a chamada e a carga da bateria é para toda a vida.
NELA ENCONTRAMOS ALGUNS NÚMEROS DE TELEFONES DE URGÊNCIA QUE UM DIA, QUEM SABE… PRECISAREMOS:
Nestes dias conturbados, vamos experimentar dar uso ao manual de instruções que nos diz: 'Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto'! (Is 55,6)
Olhemos para alguns números…
Quando estivermos tristes, liguemos João 14.
Quando as pessoas falarem de nós, liguemos o Salmo 27.
Quando estivermos nervosos, liguemos o Salmo 51.
Quando estivermos preocupados, liguemos Mateus 6, 19-34.
Quando estivermos em perigo, liguemos o Salmo 91.

Quando Deus parecer estar distante, vamos ligar o Salmo 63.
Quando a nossa fé precisar ser activada, vamos ligar Hebreus 11.
Quando nos sentirmos sós e com medo, vamos ligar o Salmo 23.
Quando nos apetecer ser ásperos e críticos, vamos ligar 1 Coríntios 13.
Para saber o segredo da felicidade, apressemo-nos em ligar Colossenses 3,12-17.
Quando nos sentimos tristes e sózinhos, vamos experimentar ligar Romanos 8,31-39

Um beijo do sempre vosso
JC

avó bela disse...

De há uns meses a esta parte por vezes também em alguns momentos cheguei a lembrar-me do salmo de domingo de ramos, mas depois de pensar, rezar e olhar para a realidade vale a pena lembrar outro: "O Senhor é meu pastor nada me faltará".
Têm sido tempos difíceis, melhores dias virão.

cutchie disse...

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos.»
(Mt 11,28)


http://cvitamina.blogspot.com/2010/03/auxilio-vem-me-do-senhor-o.html

http://cvitamina.blogspot.com/2008/03/ningum-te-ama-como-eu.html