segunda-feira, outubro 26, 2009

Reforma aos jornalistas

Hoje tomou posse o novo Governo. Não, não vou fazer qualquer tipo de referência ao Governo, nem à sua composição (só que concordo com a Ministra do Ambiente - quem mais que um Pássaro para este ministério?!?).

Estive a dar formação de manhã, e quando saí, na viagem para casa, liguei o rádio. A Antena 1 estava a cobrir o acontecimento. A jornalista no exterior do Palácio da Ajuda estava a ter dificuldades em falar com quem queria; na redacção a jornalista queria passar as outras notícias, enquanto não aparecia ninguém. E a jornalista no local da tomada de posse interrompe com qualquer coisa do género: "Uma nota importante: chegou uma pessoa para ver a tomada de posse - talvez um familiar ou amigo de um dos novos ministros. Porque vinha de mota, foi obrigado a levar o capacete na mão e a sair também com o capacete na mão." Fiquei muito aliviado! Pensei que tivesse levado o capacete para bater em alguém.

Já em casa, a ver a RTP1, quando a ministra da saúde saiu, um jornalista (que não sei de que canal/rádio era, pois estava só a ouvir) tem a pergunta que todos os portugueses queriam colocar à ministra no dia da sua tomada de posse: "Dra. Ana Jorge, já se vacinou contra a gripe?". Nem mais!

Por fim, quando se ouvia o novo ministro da agricultura (sim, o cá do burgo), o jornalista da RTP faz uma pergunta, a meio da resposta pira-se para falar com a ministra da educação (a das aventuras)... e leva uma tampa...

Será que não há jornalistas melhores na nossa praça?!?

4 comentários:

joão matos disse...

Há uns dias atrás também me despertou a atenção um comentário que um jornalista desportivo fez em relação a uma qualquer jogada que estava a decorrer no campo de futebol - ele disse qq coisa deste género: o público ficou galvanizado com o passe de...
Para mim galvanizar é revestir um material com uma película de um metal nobre, recorrendo-se a um processo de electrólise.
Fiquei boquiaberto ao imaginar todo o público daquele jogo de futebol, galvanizado :)

Dogus disse...

Nesse caso a palavra serve também como "animado". É o sentido figurativo. Que eu não encontro no capacete, na vacina da gripe A ou na interrupção ao pai do miúdo que salta em cima de carros

joão matos disse...

Pois Dogus, eu acho que ele quis dizer 'Siderados' mas coitado, a palavra não lhe ocorreu e, em vez de isso saiu-lhe 'Galvanizados', enfim podia até ter sido pior :)

Dogus disse...

Mas galvanizado é sinónimo de animado!