sexta-feira, agosto 08, 2008

Jogos Olímpicos 2008

Começa hoje a festa do desporto. Durante 16 dias (descontam-se os dois em que já houve jogos de futebol), centenas de desportistas de 2005 concorrerão por 906 medalhas: 302 de ouro, outras tantas de prata, mais as de bronze (descontando as de lata...). Para alguns vão ser momentos de glória com a medalha ao peito; para outros momentos de glória só por estarem nos Jogos (lembro-me de ver, salvo erro em Barcelona, um nadador a acabar a prova a kms de distância do resto da concorrência. É pena o facto de termos 7h de fuso horário pelo meio... Mas as madrugadas foram inventadas para ver os Jogos Olímpicos! Para os curiosos, como eu, podem consultar o calendário oficial das provas. Ou saber o horário das participações portuguesas. Como diz o diário desportivo espanha As na sua edição de hoje: O Milagre Olímpico - 205 países estão de acordo em algo. Pelo menos uma coisa temos a certeza: no meio da polémica que é a própria China, no meio da poluição, o Ninho do Pássaro é mesmo lindo...

6 comentários:

Dogus disse...

Que os chineses souberam planear e fazer a cerimónia de abertura lá isso souberam. Estou em frente à televisão e só me faz espécie uma coisa: como é que há lugares vagos? Estava lá, de bom grado... Está a ser fantástica!

Dogus disse...

Primeiro bom resultado para Portugal: 7º lugar no judo de Ana Hormigo. Primeiro diploma olímpico, iguala a melhor classificação de sempre do judo feminino português em Jogos Olímpicos. Mas fica o amargo de boca: uma vitória na final das repescagens podia dar uma medalha de bronze. Mas não deixa de ser um bom resultado!

Dogus disse...

No final do primeiro dia de JO, a China lidera o quadro de medalhas, com 2 de ouro. Nós já temos um diploma olímpico. Mas deixem-me realçar uma vitória de um sul-coreano: Choi Min-ho de seu nome. 5 combates: 5 vitórias - 5 IPON's (para quem não sabe, o golpe fatal do judo).

Os combates têm uma duração de 5 minutos. O do sul-coreano que demorou mais tempo foi precisamente a final com... 2m15s. Chegou a ter um combate com... 20 segundos! Uma medalha bem merecida!

Dogus disse...

Ippon (peço desculpa pelo erro)

Vitor Hugo disse...

Não valia a pena veres a cerimonia no estádio... foi mais porreira em televisão.

A maior parte do fogo de articicio que apareceu nas imagens foi falso...
Foi colocado nas imagens, mas quem estava no estádio não teve oportunidade de o ver.

A nossa Telma Monteiro (grande esperança para uma medalha) foi bem roubadinha no combate contra a chinesa... (porque será).
A nipónica fartou-se de engonhar e nunca lhe foi marcada falta nenhuma!!! Arrependi-me de ter acordado para ver o combate!!!

Dogus disse...

O nosso judo está a ter, de facto, resultados com alguma desilusão... Tirando a Ana Hormigo, fica sempre a ideia de que algo mais se pode fazer. Um dos nossos judocas até ganhou ao campeão do mundo...

A Telma Monteiro, grande esperança, teve azar no sorteio. Apanhou a campeã olímpica (que renovou o título ontem) e a líder mundial... Foi eliminada. Sobre as arbitragens, não vi... Ela queixa-se; os comentadores queixam-se; o Eng. queixa-se (eu não vi)... é uma pena...

Aliás, sorte nos sorteios tem sido frequente; se não me engano, no badmington jogámos com um jogador do top-15 mundial... Na esgrima também foi algo parecido (ainda que tenhamos um esgrimista muito bem colocado).

Resultado: continuamos sem medalhas e com apenas 2 pontos nos jogos... Esperemos melhores dias!

Quero deixar o meu espanto pelos dois combates que acabei de ver de judo (-73kg). O brasileiro Leandro Guilheiro, em meio minuto, venceu a medalha de bronze (com um ippon simplesmente espectacular). O azeri Mammadli, na final, venceu o seu combate, também por ippon, em 13 segundos!!!