quinta-feira, dezembro 15, 2005

Ao Miguel...

Não vale a pena dizer que estamos muito contentes;
Não vale a pena dizer que estamos muito orgulhosos;
Não vale a pena dizer que és muito bonito e fofinho;
Não vale a pena dizer que vieste acrescentar algo à família.

Não vale a pena dizer... porque não é preciso! É fácil de perceber, basta olhar para as nossas caras.

Basta olhar para os olhos brilhantes do Hugo (como a Carlita ontem notou);
Basta olhar para os olhos cansados mas felizes da Licínia;
Basta olhar para os olhos do avô Zé "Careca" Carlos e da avó Bela, do avô Zé "Careca" Serôdio e da avó Lucinda (é melhor não olhar para a boca porque a baba parece mal).
E para o resto da família, que hoje vai aparecer para te dar um grande beijinho (porque devem ser tantos que não há tempo para muito mais!).

Vais ter muito tempo para perceber que tens uma Família (sim, com F grande), que deixa cair sementes de Amor para os nossos e também para os outros, que deixa o testemunho do Amor a pairar no ar. E tu vais aprender isso, porque está no sangue dos que te antecedem e, por isso, no teu.

Vais ter muito tempo para saber das histórias da tua Família, mas talvez seja esta a melhor altura para deixar uma homenagem a algumas pessoas, não concordas?

Comecemos pelos que são mais óbvios: o teu pai e a tua mãe. Eles são chatos (vais ter tempo, muito tempo!, para os domesticares) e são teimosos (idem). Mas foi a teimosia deles que te fez nascer (ver a luz do sol ainda não sei, porque és meio dorminhoco). Não é fácil passar pelo que eles passaram, ainda não há um ano atrás. Mas eles, para além de chatos e teimosos (que como já vimos também é virtude) são fortes! E dessa força nasceste tu Miguel.

Eu sempre ouvi dizer que "filho de peixe" sabe nadar. Pois é! Se voltarmos 14 anos atrás, a história repete-se. Não com os teus pais, mas os teus avós Zé "Careca" Carlos e Bela. Aconteceu o mesmo com eles. E porque também são teimosos e fortes... nasceu a Carlita. É altura de inventar um novo ditado: "Amor com Beleza se paga". Sabes o que é que isto quer dizer? Que tens azar e não podes casar com a mulher mais bonita do mundo: a tua tia Carla. E já agora, a segunda mais bonita também não (também é tua tia, também se chama Carla mas é a minha mulher). E o teu pai vai dizer-te o mesmo. E por aí em diante muitas pessoas vão dizer o mesmo. E então vais casar (se essa for a tua vocação) com uma que não está no top ten (tivesses vindo mais cedo!).

E como isto se pega de pai para filho, vais ouvir histórias sobre os teus bisavós. Para eles não sou a pessoa mais correcta para contar. Deixarei isso para aqueles que mais se babam com esse tipo de histórias: os filhos dos teus bisavós, ou seja, os teus avós (já deves estar confuso com isto tudo...).

Dos teus bisavós, permite-me que te lembre dois deles. Não que os outros não sejam importantes, porque o são. Mas o teu bisavô Manel e a tua bisavó Zé já não estão contigo. Mas eu sei uma coisa deles e digo-te... desde que tu prometas que não contas a ninguém: eles pegaram-te ao colo! Esta noite, quando estavas a dormir. Sentiste-te embalado? Eu sabia... não te disse que te pegaram ao colo? Foram eles...

E pronto Miguel, também não te posso contar tudo, fica para ires sabendo ao longo da tua vida. Ah! E não aches que os bons exemplos só aparecem do lado do teu pai. Claro que não! Do lado da tua mamã Licínia também os tens, mas não posso ser eu a contá-los porque não sei... Eles contar-te-ão.

Da minha parte, não resta nada para te dizer por agora. Logo mais vou dar-te mais um beijinho, e depois talvez te conto mais um segredo ou outro.

Deste tio que te adora!
Paulo

Post Scriptum: obrigado ao cão por me deixar postar um comentário

2 comentários:

Anónimo disse...

TÃO FRÁGIL,
TÃO PEQUENINO,
QUE TODOS SÃO POUCOS PARA TE CONTEMPLAR.
TAL O FASCÍNIO QUE ENCERRAS.
HOJE E AGORA, SÓ TE QUERO DIZER:
FORÇA MIGUEL!
TU VAIS CONSEGUIR.
TOS TE EMBALAMOS.

Vitor Hugo disse...

Esta será a semana mais longa d toda a minha vida...