quinta-feira, maio 20, 2010

terça-feira, maio 18, 2010

Juventude

Por opção própria não tenho falado de futebol por aqui. Vou abrir uma pequena excepção devido a uma transferência que me deixa muito satisfeito: Márcio Madeira, jogador do Juventude, assinou pelo Nacional da Madeira para os próximos 4 anos. Esta época foi uma época muito interessante para o Juventude que para além de ter subido de divisão ao que parece chegou a praticar futebol de grande qualidade. Culminar com um jogador a assinar por um clube de 1ª divisão mostra o bom trabalho que foi feito. O último jogador que saltou do Juventude para a 1ª divisão e do qual eu me lembro foi o Luís Canhoto (se é que chegou a jogar). Boa sorte a este jogador. E, claro, para o Juventude na próxima época. Já agora, o Juventude chegou a ser também casa do treinador do Benfica, Jorge Jesus. Uma notícia que eu próprio não conhecia...

quinta-feira, maio 13, 2010

Austeridade

E eis que no meio desta semana eufórica, que mete título de futebol, visita do Papa, tolerância de ponto e em virtude disso ponte, sai de mansinho a notícia que vamos apertar mais o cinto.

Desde há uns dias que havia informação e contra-informação. Primeiro que aumentava o IVA e que o subsídio de Natal ia sofrer um corte; segundo que iam aumentar os impostos. Tudo isto com o erro do costume: IVA aumenta 1% passando de 20% para 21%. Vá lá que alguns jornais já vão acertando com o aumento de um ponto percentual, e até já o PM fala acertado.

De facto a taxa de IVA vai aumentar um ponto percentual em todos os escalões, voltando aos 21% da taxa máxima e chegando aos 6% e 13% nas taxas mínima e intermédia. Segundo o PM para que todos tenham o mesmo esforço. É verdade que todos bebem água e leite e comem pão. É verdade até que isso afecta também a Coca-Cola e as Pepsis (uma tirada destas em directo eu não esperava!!!). Mas, bolas, que a "raia miúda" é mais afectada, lá isso é.

Há mais algumas contradições que podem ser perniciosas. Aumenta o IRS para todos: menos dinheiro ao fim do mês para casa; aumentam os impostos - as pessoas compram menos. E se estas medidas levarem efectivamente à contracção da economia e a receita não aumentar? A ver vamos.

Por outro lado vai ser aumentado o custo do crédito ao consumo, de modo a penalizar quem consome mais do que pode e proteger a poupança... mas ao mesmo tempo aumenta-se a taxa fiscal sobre a poupança. E não estou a falar do aumento da tributação das mais-valias, pois isso é em meu entender mais do que justo. Falo sim, por exemplo, da tributação dos depósitos a prazo, produto por excelência de poupança... que está mais caro.

Do lado da despesa muito pouca coisa. A "metade/metade" que se falava não foi mais que treta. Cortes nas autarquias e nas regiões autónomas e os famosos 5% nos políticos. Acho que era preciso mais. Veja-se os casos de

No final de tudo isto há vencedores e vencidos. Parece-me que Pedro Passos Coelho é o maior vencedor. É verdade que fica conotado com estas medidas, mas sai por cima. Pede desculpas, assume que faz algo que não quer mas fica na sombra.

O maior derrotado é, claramente, o PM. A semana passada não aumentava os impostos; há uns meses não adiava obras públicas. A carga fiscal aumenta e estou em crer que vai haver futuramente mais cortes nas obras públicas. Para além disso em torno da redução dos salários dos políticos em 5% até aí sai por baixo ao dizer que a ideia não foi dele. É um facto que é uma gota no oceano (aí há que lhe dar razão), mas podia ter ficado com o mérito ou pelo menos não o atirar para as mãos de outro. Até porque penso que é das políticas que é mais facilmente aceite.

De resto pedir um "esforço patriótico" e dizer que é para "proteger o euro" não vai na cabeça de ninguém...

Queria ainda deixar a minha perplexidade com a reacção de Jerónimo de Sousa. Cansa ouvir n vezes a mesma cassete, o mesmo ar carrancudo contra tudo e contra todos. E não percebo o porquê da reacção ao aumento da taxa de IVA. Segundo ele "Até aquele pormenor de aumentar um ponto percentual no IVA mais baixo, significa um aumento de 20 por cento, particularmente em produtos como o leite, o pão, os medicamentos, atingindo aqueles que menos têm e menos podem." Isto é verdade mas faz tanto sentido como nada! É um facto que a taxa de IVA aumentou 20%, mas dizer assim é enganador! Basta fazer as contas: qualquer produto taxado a 5% que passe para 6% aumenta menos de 1% no seu preço desde que, como é óbvio, a base de incidência se mantenha. É este o aumento real do preço... Para quem tem pouco, é muito, mas não se pode dar a entender que é 20%!!!

Resumindo: é óbvio que algo tem que ser feito. Há muito tempo que é notório e como é óbvio não sou só eu que o digo. Simplesmente acho que se devia actuar mais pela despesa e menos pela receita, que pode ter resultados perniciosos. Ainda assim, algo tem que se fazer...

quarta-feira, maio 12, 2010

Ricardo, Coração de Águia!

Hoje fazem anos dois bons Amigos, daqueles com os quais sabemos que podemos contar. O Fofo (que não é da Ju, mas é meu!) e o Ricardo, o homem do talho! O Carlos certamente me perdoa que o resto do post seja dedicado ao Ricardo.

Conhece-mo-nos nos nossos jogos de futebol à 6f, já lá vão uns 3 anos penso eu. Depois por acaso foi meu explicando, quando ainda era meu adversário. Entretanto passámos para a mesma equipa e como membros de uma mesma equipa fomos reforçando os laços.

As nossas vidas profissionais acabam por fazer com que nos encontremos com pouca frequência. Mas por vezes os nossos caminhos cruzam-se na universidade e ainda conseguimos de vez em quando jogar um ping-pong ou um joguinho na Wii. Mas à 6f lá estou eu à espera de um passe comprido para apenas encostar, ou preparado para me deliciar a ver um dos golos de chapéu dele, quase de baliza a baliza. Ou simplesmente para nos divertirmos.

E depois há a nossa outra Paixão, que este ano nos permitiu estarmos dezenas de horas juntos: a caminho do Estádio da Luz, no Estádio, à vinda do Estádio. Académica (à chuva), Porto (com chuva), Sporting (com goteiras!), Braga (ainda que separados e desta vez com o Fofo), Olhanense (com o Rui), Rio Ave (o Título!); Bate Borisov, Hertha (com pedra!!!) e Liverpool... Só vitórias!

Para além da Amizade tenho, e nunca o escondi, uma grande admiração pelo Ricardo pela forma de estar na vida. Porque a vida é mais fácil e feliz quando nós a fazemos assim. E ele faz! E como eu um dia lhe disse: há no céu alguém que sorri com ele e por ele!

Parabéns pelo aniversário. E por seres quem és!

segunda-feira, maio 10, 2010

Coisas de cães...

Há uma ou duas semanas, num jornal português li uma notícia de um sem-abrigo que evitou um assalto a uma senhora/rapariga. O assaltante, como retaliação, esfaqueou-o. Mais chocante do que a agressão é o facto de que o sem-abrigo ficou perto de uma hora no chão, com várias pessoas a passar e a não ligar nenhuma ao sucedido. Quando chegou uma ambulância, o sem-abrigo estava morto. Agora comparem com esta outra história...

Bilhetes para o Mundial da África do Sul

O concurso é muito simples.
Observa a foto.
Responde às 6 simples perguntas abaixo e envia as tuas respostas para a morada:

FIFA 2010 Comitee,
South Africa 2010
1000 Lausanne
Switzerland

1. Qual dos estudantes na fotografia parece mais cansado.
2. Onde estão os irmãos gémeos?
3. Onde estão as irmãs gémeas?
4. Quantas mulheres existem na fotografia?
5. Qual das pessoas é o professor?
6. Qual dos alunos está mais contente?


sábado, maio 08, 2010

Parabéns Frederico Gil!


Frederico Gil na final do Estoril Open!

Desde miúdo que gosto de ver ténis e que acompanho sempre com grande gosto o Estoril Open e em particular a participação dos portugueses neste torneio. Acompanho também sempre a participação dos portugueses em torneios internacionais e já aqui uma vez acompanhei em directo um jogo da nossa Michelle.

Em relação ao Estoril Open lembro-me de um ano em que penso que o Nuno Marques chegou a uma meia-final em pares. Mais recentemente lembro-me de duas participações deste Frederico Gil nos quartos-de-final (eliminado por Davidenko e pelo gigante Federer).

Este ano, por entre desistências e vitórias, assistimos ontem a um duelo 100% luso e que garantiu a primeira presença de um português numa meia-final neste torneio superiormente organizado por João Lagos (4ª presença numa meia-final de um ATP - 3 delas pelo Frederico Gil). Hoje, após a chuva, Gil vence a meia-final e amanhã disputa a final.

Frederico Gil, o português que conta com a melhor classificação de sempre no ranking do ATP Tour de sempre (66º) elimina 3 top-100 e vai ter uma nação a puxar por ele. Após vários meses de queda no ranking, de muitas eliminações à primeira ronda, um prémio que ele merece por inteiro.